Com a chegada do feriado de páscoa, muitos brasileiros já começaram a planejar viagens de carro, curtas ou longas, para aproveitar a folguinha.
Feriado ”tira” carro do brasileiro da garagem
Tão comum quantos os planos para desfrutar das folgas no calendário são as viagens de carro nesse período.
Desta forma, em épocas como essa, é preciso relembrar mesmo o motorista mais experiente que cuidados com a segurança nunca são demais.
VEJA TAMBÉM
É preciso lembrar que nem só de gente astuta e experimentada vive o trânsito em épocas assim, e com isso, dirigir por si e pelos outros vira um preceito importante.
Dicas antes de viajar
O primeiro passo para uma viagem de carro segura começa antes mesmo de ligá-lo.
Recomenda-se uma revisão veicular antes de pegar a estrada, para não ser surpreendido em um momento de euforia, despreparado.
Caso o carro esteja dentro do período de revisão estabelecido pela fabricante, ao menos confira as condições básicas, como: nível de óleo, água e fluídos, além de condições dos pneus.
Uma vez dentro do veículo, o próximo passo é garantir a segurança de todos a bordo.
Desta forma, não somente é recomendado, como também é exigido por lei que todos os ocupantes do veículo usem o cinto de segurança em seus assentos.
A dica mais importante para eventual percalço na viagem é estar com os equipamentos de socorro mecânico em dia, ou seja, o estepe.
Assim, conferir se macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e pneu reserva, estão em ordem é o ponto chave da preparação para qualquer viagem.
Afinal, nada mais desagradável e perigoso que precisar sinalizar uma via com galhos de árvore ou ficar por horas parado esperando socorro, as vezes para soluções simples, não é mesmo?
Por fim, a ”dica extra” é a respeito das bagagens, que costumam tomar bastante espaço em viagens, principalmente com a família.
Neste caso, é preciso tomar cuidado para que as malas ou pertences não excedam os limites do porta-malas e consequentemente atrapalhem o motorista.
Não é muito difícil vermos viajantes com carros entupidos de malas e motoristas sem qualquer visão do vidro traseiro, o que pode ser determinante para um acidente.
Por fim, não se esqueçam de consultar a preparação correta para transportar com animais de estimação, já que os pets são membros de cada vez mais famílias Brasil afora.