Feriado de Corpus Christi: confira como funcionará o rodízio em São Paulo

Confira como funcionará o rodízio veicular na cidade de São Paulo durante o feriado de Corpus Christi, 08 de junho.

Na quinta-feira (08 de junho), feriado de Corpus Christi, haverá alteração no horário de funcionamento de alguns serviços administrados pela prefeitura de São Paulo, afetando o trânsito na cidade. Confira como será o funcionamento do rodízio veicular, bem como o que fazer na cidade durante o feriado.

Rodízio em São Paulo restringe circulação conforme dígito final da placa do veículo (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Veja como funcionará o esquema de rodízio durante o feriado desta semana

O rodízio de veículos e demais restrições não vigoram na cidade nesta quinta-feira, seguindo a previsão da legislação. E estará suspenso na sexta-feira, em razão do feriado prolongado de Corpus Christi.

As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da sexta-feira:

●     Rodízio de veículos pesados (caminhões);

●     Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);

●     Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).

Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue SP156.

Entenda como funciona o rodízio veicular em São Paulo

A regra do rodízio veicular que vigora na cidade de São Paulo restringe a circulação dos automóveis entre segunda e sexta-feira, em dois períodos diferentes, das 7h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00.

Nesses horários, a circulação é proibida na região do centro expandido, que inclui toda a área que abrange o minianel viário das Marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A cada dia da semana, dependendo do final da placa, o condutor deve obedecer o período do rodízio em SP:

  • Segunda-feira: placas com final 1 e 2;
  • Terça-feira: placas com final 3 e 4;
  • Quarta-feira: placas com final 5 e 6;
  • Quinta-feira: placas com final 7 e 8;
  • Sexta-feira: placas com final 9 e 0.

O condutor que não obedecer as medidas do rodízio municipal, conforme as informações acima, será multado em R$ 130,16, e também pode receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação, tendo em vista que trata-se de uma infração de trânsito de nível médio.

Pontos da capital em que a circulação segue o rodízio de veículos (Foto: Divulgação)

O que fazer na cidade durante o feriado

As ciclofaixas de lazer funcionarão na quinta-feira e no domingo, das 7h às 16h. Em 8 de junho, alguns trechos da Zona Norte não serão ativados, em razão da realização da Marcha para Jesus. O trecho da Avenida Paulista estará desativado no dia 11, devido à 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+.

Centros esportivos

Na quinta-feira as unidades estarão abertas das 8h às 18h.  Na sexta, das 7h às 22h. No sábado e no domingo, das 8h às 18h. As secretarias das unidades funcionarão em regime de plantão.

Clique aqui para ter acesso aos endereços.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile