Felipe Massa não esqueceu: piloto abre processo e busca reconhecimento como campeão mundial da F1 de 2008
O ex-piloto brasileiro de F1, Felipe Massa, está processando a categoria pela perda do título de 2008. Entenda.
Diz o ditado popular: ‘’quem bate esquece, quem apanha lembra’’. Isso pode se aplicar ao ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro Felipe Massa que está processando a categoria mais famosa do automobilismo mundial pela perda do título de 2008. Entenda.
Felipe Massa abre processo contra F1
O piloto brasileiro Felipe Massa está processando a Fórmula 1 por suposto erro que teria tirado o título mundial dele em 2008.
A iniciativa do ex-piloto da Ferrari e atual competidor da Stock Car, se deu após o ex-presidente da F1, Bernie Ecclestone, admitir que uma batida intencional do também brasileiro Nelson Piquet Jr possibilitaria uma revisão no Grande Prêmio de Singapura.
Na ocasião, Felipe Massa foi prejudicado pela colisão intencional do compatriota, que tomou a atitude visando favorecer o espanhol e ex-companheiro de equipe na Alpine, Fernando Alonso.
O desfecho daquele GP teve Massa, que era o pole position e líder da corrida, terminando apenas em 13º após um erro e uma punição no pit stop.
Com isso, o ex-ferrarista não pontuou nesta corrida, que foi a 15ª do circuito que contava com 18 grandes prêmios.
Por outro lado, seu principal adversário e futuro campeão mundial daquele ano ficou em terceiro, somando seis pontos na prova.
Um ponto decidiu o campeonato
A maior queixa de Felipe Massa para a ação contra a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e Formula One Management (FOM) se dá pelo fato do brasileiro ter perdido o título naquela temporada por 1 ponto.
Ou seja, caso o GP de Singapura tivesse sido anulado ou revisto, o brasileiro tinha grandes chances de mudar o desfecho daquele ano, que foi superado na última corrida pelo inglês Lewis Hamilton.
Massa pleiteia em Londres que a FIA assuma a violação das próprias regras ao não investigar a batida de Nelson Piquet Jr, o que de fato, o prejudicou.
O ex-presidente Bernie Ecclestone afirmou que F1 e FIA não realizaram a averiguação, assim como mantiveram silêncio para preservar a categoria.
Indenização milionária
Caso tenha uma decisão judicial a seu favor, Felipe Massa pode receber uma indenização de quase R$ 1 bilhão.
Felipe Massa está sendo representado nesta ação pelos barristers Nick de Marco KC e Kendrah Potts, além de Richard Levett e Daniel Levy da Enyo Law.
“Sempre disse que iria brigar até o final. Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção dessa injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, afirmou Massa.
O processo foi ajuizado na King’s Bench Division da Corte Superior de Londres, no Reino Unido.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.