FCA inaugura Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil

Local vai incluir unidades de projetos, centro de testes veiculares e campo de provas

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) elegeu o Brasil para ser a sede de seu novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva. A instalação será formada por quatro unidades, sendo que a primeira é o Centro de Software, que fica na cidade de Recife, em Pernambuco. A inauguração aconteceu na última quarta-feira (2 de dezembro). No total, foram R$ 140 milhões em investimentos e nove mil metros quadrados de laboratórios e escritórios construídos.

O Centro de Software trabalha com projetos relacionados ao desenvolvimento de softwares automotivos para controle da transmissões e motores, aumento da eficiência energética, redução do consumo de energia e emissão de gases e melhora na dirigibilidade. Na América Latina, o local é a primeira unidade da FCA com foco nesse tipo de serviço.

Nova instalação do Grupo FCA fica na cidade de Recife, em Pernambuco | Foto: Divulgação

“O grande diferencial do Centro de Desenvolvimento de Software é que ele nasceu global. Foi desenhado para atender as necessidades do mercado latino-americano, a partir de uma perspectiva integrada e global de desenvolvimento”, conta Egon Daxbacher, gerente de implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva do grupo em Pernambuco.

Desenvolvimento e parcerias

O novo investimento da FCA fica localizado próximo ao Polo Automotivo Jeep, assim, o grupo fecha um ciclo industrial e se torna capaz de projetar, desenvolver, testar e produzir automóveis. Atualmente, o local conta com 210 profissionais trabalhando, mas a previsão é de que 500 engenheiros elétricos e técnicos sejam contratados nos próximos anos.

A empresa estabeleceu parcerias para formar profissionais qualificados em conjunto com oito instituições de ensino de Pernambuco e da Paraíba. Entre os cursos oferecidos estão a pós-graduação em Engenharia Automotiva, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e a especialização em Eficiência Energética Automotiva, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA também fechou um acordo que durou de julho a setembro de 2015, com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). O projeto foi um Programa de Residência para engenheiros que estavam interessados em trabalhar no novo empreendimento da companhia. Eles foram treinados para realizar atividades por meio de aulas práticas. O programa contou com a participação de 38 jovenss, deles, 70% foram contratados para trabalhar no Centro de Software.

 

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile