Fatores que impedem a recapagem de pneus; veja quais são eles

De acordo com empresa especialista, determinados fatores impedem a recapagem de pneus, veja quais são eles.

Estima-se que cerca de 10% dos produtos enviados para a recapagem de pneus não podem ser reformados. Um dos fatores que impede o serviço é a condição da carcaça.

De acordo com empresa especialista, determinados fatores impedem a recapagem de pneus, veja quais são eles (Foto: Divulgação)

Recapagem de pneus: nem sempre o serviço pode ser realizado

Segundo item mais relevante na composição do custo de uma frota, logo após o combustível, os pneus merecem uma atenção toda especial pelo expressivo investimento realizado no momento de sua compra.

A ampliação do ciclo de vida útil de um pneu gera uma expressiva economia, que pode ser superior a 50% do investimento necessário para a aquisição de um pneu novo. Isso sem falar na contribuição para a preservação do meio ambiente resultante do adiamento do descarte da carcaça.

Estima-se que cerca de 10% dos pneus enviados para recapadoras brasileiras chegam sem condições de serem reformados. Um dos principais fatores que impedem o pneu de prosseguir rodando é a condição da carcaça, pois ela deve estar apta a rodar por mais uma vida com a mesma qualidade e segurança apresentadas pelo pneu quando novo.

O processo de avaliação da carcaça para reforma leva em consideração a análise de três pontos: as cintas, que não podem apresentar descolamento nem quebras; o talão, que precisa estar intacto, sem rachaduras ou marcas excessivas de excesso de peso; e o liner (revestimento interno), que não deve exceder o limite de um furo por quadrante.

10% dos pneus não podem ser recapados (Foto: Freepik)

Práticas do dia a dia são essenciais para as demais vidas do pneu

Ações extremamente simples como manter a calibragem sempre em dia, realizar o rodízio e o alinhamento evitando o desgaste irregular, além de sempre respeitar a capacidade de carga do veículo e o uso de banda de rodagem adequada à operação do veículo, garantem não só uma performance melhor e mais segura: são medidas decisivas para que o seu pneu possa receber uma ou mais vidas adicionais.

A escolha de uma recapadora autorizada, alinhada com a qualidade dos processos de produção do pneu original, é fundamental para a preservação do investimento feito na compra de um pneu novo.

Prática também está aliada à sustentabilidade

O mercado de recapagem de pneus no Brasil, que tem um faturamento anual de R$ 5 bilhões, evoluiu muito na última década. Para a fabricação de um pneu comercial novo são utilizados 79 litros de petróleo, enquanto um pneu reformado consome cerca de 29 litros.

Essa diferença possibilitou, em dez anos, uma economia de mais de cinco bilhões de litros de petróleo, o que significa que, no mesmo período, 26 milhões de toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidos na atmosfera, segundo dados da Associação Brasileira de Reformas de Pneus (ABR).

Manutenção prolonga a vida dos pneus (Foto: Pixabay)

 

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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