Fatores que impedem a recapagem de pneus; veja quais são eles

De acordo com empresa especialista, determinados fatores impedem a recapagem de pneus, veja quais são eles
De acordo com empresa especialista, determinados fatores impedem a recapagem de pneus, veja quais são eles (Foto: Freepik)
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Estima-se que cerca de 10% dos produtos enviados para a recapagem de pneus não podem ser reformados. Um dos fatores que impede o serviço é a condição da carcaça.

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De acordo com empresa especialista, determinados fatores impedem a recapagem de pneus, veja quais são eles
De acordo com empresa especialista, determinados fatores impedem a recapagem de pneus, veja quais são eles (Foto: Divulgação)
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Recapagem de pneus: nem sempre o serviço pode ser realizado

Segundo item mais relevante na composição do custo de uma frota, logo após o combustível, os pneus merecem uma atenção toda especial pelo expressivo investimento realizado no momento de sua compra.

A ampliação do ciclo de vida útil de um pneu gera uma expressiva economia, que pode ser superior a 50% do investimento necessário para a aquisição de um pneu novo. Isso sem falar na contribuição para a preservação do meio ambiente resultante do adiamento do descarte da carcaça.

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Estima-se que cerca de 10% dos pneus enviados para recapadoras brasileiras chegam sem condições de serem reformados. Um dos principais fatores que impedem o pneu de prosseguir rodando é a condição da carcaça, pois ela deve estar apta a rodar por mais uma vida com a mesma qualidade e segurança apresentadas pelo pneu quando novo.

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O processo de avaliação da carcaça para reforma leva em consideração a análise de três pontos: as cintas, que não podem apresentar descolamento nem quebras; o talão, que precisa estar intacto, sem rachaduras ou marcas excessivas de excesso de peso; e o liner (revestimento interno), que não deve exceder o limite de um furo por quadrante.

De acordo com empresa especialista, determinados fatores impedem a recapagem de pneus, veja quais são eles
10% dos pneus não podem ser recapados (Foto: Freepik)
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Práticas do dia a dia são essenciais para as demais vidas do pneu

Ações extremamente simples como manter a calibragem sempre em dia, realizar o rodízio e o alinhamento evitando o desgaste irregular, além de sempre respeitar a capacidade de carga do veículo e o uso de banda de rodagem adequada à operação do veículo, garantem não só uma performance melhor e mais segura: são medidas decisivas para que o seu pneu possa receber uma ou mais vidas adicionais.

A escolha de uma recapadora autorizada, alinhada com a qualidade dos processos de produção do pneu original, é fundamental para a preservação do investimento feito na compra de um pneu novo.

Prática também está aliada à sustentabilidade

O mercado de recapagem de pneus no Brasil, que tem um faturamento anual de R$ 5 bilhões, evoluiu muito na última década. Para a fabricação de um pneu comercial novo são utilizados 79 litros de petróleo, enquanto um pneu reformado consome cerca de 29 litros.

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Essa diferença possibilitou, em dez anos, uma economia de mais de cinco bilhões de litros de petróleo, o que significa que, no mesmo período, 26 milhões de toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidos na atmosfera, segundo dados da Associação Brasileira de Reformas de Pneus (ABR).

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Manutenção prolonga a vida dos pneus (Foto: Pixabay)

 

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Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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