FATO: montadoras não enxergam vantagem em produzir e vender carro popular no BR
Um dos assuntos de junho, o carro popular teve seu preço reduzido no Brasil. No entanto, qual a rentabilidade deles para as fabricantes?
O tema carro popular foi com certeza um dos assuntos mais abordados em junho, por conta de incentivos fiscais do governo e de montadoras que reduziram o preço desses modelos no Brasil. No entanto, qual a rentabilidade deles para as fabricantes?
Montadoras lucram com carro popular?
De modo geral, a resposta para essa questão é: não. Isso de acordo com as próprias montadoras que não contabilizam lucros vantajosos com a produção e venda local destes modelos.
Dessa forma, os veículos que mais apresentam bons resultados financeiros às fabricantes são os modelos mais incrementados.
SUVs, picapes e até mesmo alguns sedãs, que passaram por transformação em seu perfil, assim como todo o segmento nos últimos anos, disputam as posições mais elevadas do ranking de emplacamentos nacional com os hatches de entrada.
Explicação por trás do cenário
Segundo as fabricantes automotivas, os veículos que mais trazem lucro são os mais caros são também os que trazem mais vantagens às companhias.
Os veículos de maior valor agregado correspondem às vendas mais proveitosas para as montadoras e não necessariamente ao volume bruto de comercializações.
Talvez por isso, as medidas do governo em prol da redução de preços dos carros populares no país não surtiram o efeito desejado.
A leitura social que se faz sobre o público-consumidor de carros no Brasil e que serve também para as estratégias das montadoras, é de que o brasileiro que compra esse bem no país, não procura, de modo geral, por modelos populares, básicos.
Veículos populares não são os mais vendidos
Além de não serem os preferidos das montadoras, os carros populares, também não têm sido as principais escolhas do consumidor.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em junho, dos dez modelos mais vendidos até aqui, apenas três são hatches.
Porém, mesmo entre os modelos compactos mais bem comercializados, nenhum se destaca como os veículos mais baratos do mercado, longe disso.
Entre Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20, o mais barato com os ajustes fiscais de governo e montadora é o modelo da Hyundai, por preço a partir de R$ 69.990, R$ 11 mil a mais que os carros mais acessíveis: Fiat Mobi e Renault Kwid.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.