Farol inteligente da Ford detecta obstáculos no escuro
Equipamento está em fase de testes e servirá para identificar pessoas e animais durante a noite
Dirigir no breu ainda é um desafio. Por mais que os faróis propiciem uma iluminação aceitável, alguns imprevistos podem surgir e causar acidentes. Para evitar que isso aconteça, a Ford está desenvolvendo sistemas de iluminação inteligentes que detectam pessoas e animais no escuro utilizando uma câmera frontal.
Para funcionar, o mecanismo combina o farol adaptativo – já presente no Focus – com o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Além disso, um dispositivo chamado “Spot Lightning” está presente e faz o uso de uma câmera infravermelha para detectar a presença de pedestres, ciclistas e animais na pista.
Com ele, o motorista ganha a possibilidade de identificar obstáculos a uma distância de até 120 metros. Quando vistos pelo veículo, os objetos são exibidos no painel do automóvel, que analisa a proximidade deles e, assim, permite ao condutor frear ou desviar.
A tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e o processo acontece no Centro Europeu de Pesquisa e Inovação da Ford, em Aachen, na Alemanha. A expectativa da empresa é que a inovação esteja disponível no mercado em breve, mas não há data oficial de lançamento.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.