Família brasileira se prepara para volta ao mundo a bordo de um motorhome

Conheça o planejamento de uma família brasileira –casal com dois filhos – para dar a volta ao mundo a bordo de um motorhome.

Existem histórias que são realmente inspiradoras e renderiam filmes. Esse é o caso do sonho do casal Pablo Rodrigo Jacinto, 46 anos, e Karina Palla, 43 anos, que se conheceram em 2009 e compartilham a paixão por viagens desde então. O próximo passo é dar a volta ao mundo a bordo de um motorhome.

Conheça o planejamento para a volta ao mundo a bordo de um motorhome

Família faz viagem de camping no Tocantins a bordo de um veículo 4×4 (Foto: Acervo pessoal)

O advogado e a fisioterapeuta viveram a primeira aventura juntos em 2013, ainda namorados, quando juntaram dinheiro e conheceram vários lugares do mundo em 500 dias, culminando com o casamento, que foi surpresa para a noiva em uma praia no Havaí.

Em 524 dias de mochilão pelo mundo, eles passaram por 33 países, conheceram lugares, culturas e pessoas incríveis. 

“Quando retornamos ao Brasil, casados e com Danielzinho na barriga, voltamos à rotina, mas certos de que faríamos outra grande viagem. Depois do nascimento do Daniel e da nossa Alice e com a família completa, decidimos marcar uma data para a realização da nova viagem: exatamente 10 anos depois da primeira. E desta vez de motorhome”, conta Karina. 

“Tudo que vivemos na primeira viagem, as experiências, o desapego, o contato com outras culturas, tudo isso serviu como combustível para essa grande decisão. Queremos mostrar aos nossos filhos como esse mundo é maravilhoso e aí surgiu a Expedição Curumim.”

Casal planeja ensino à distância para os filhos (Foto: Acervo pessoal)

Pablo explica que um dos principais desafios para a próxima viagem, que começa ainda neste ano, era a locomoção. “Pensamos em um veleiro, de início, mas optamos por aproveitar a oportunidade para ter a nossa casa, customizada, com a nossa cara”, afirma. 

O casal pesquisou 23 fabricantes de motorhome dentro e fora do Brasil e procurou conversar com famílias que já tinham vivido a experiência. Encontramos então na Estrella Mobil a opção com o melhor em tecnologia e qualidade”, diz o advogado.

Sobre o roteiro da viagem, a família, que mora atualmente em São Paulo, afirma que vai deixar as coisas fluírem: 

“Começaremos pelo litoral nordestino, norte do Brasil e depois seguiremos pelo centro oeste, retornando ao sudeste para passar Natal em família. Passado as festas, seguiremos para o Uruguai, Argentina, até  Ushuaia. Após atingir o extremo sul, subiremos pela costa do Pacífico em direção à América Central, EUA e Alasca. Depois de percorrida toda as Américas, o Motorhome será embarcado num navio para cruzar o Atlântico, com objetivo de percorrer toda a Europa, África (as duas costas), para depois seguir para Ásia e Oceania”, detalha Pablo.

A jornada inclui ainda uma atenção especial à educação dos filhos, Daniel, de 7 anos e Alice, 5 anos, os curumins da história. “Conversamos com várias famílias que estão viajando com filhos e decidimos matriculá-los na Clonlara School, uma escola americana que permite o ensino à distância, na qual os pais ensinam e os tutores direcionam”, relata. 

A cada seis meses será realizada uma análise a partir do relatório diário que a família gerará. “Tudo que a criança faz já é um aprendizado e com o ensino livre vão aprender muito na estrada, a partir do próprio interesse delas”, espera Karina, que fechou sua clínica de fisioterapia para se dedicar integralmente ao projeto. Pablo continuará trabalhando remotamente na sua empresa especializada em comprar e revender imóveis de leilão.

Ac aventura poderá ser acompanhada pelos interessados no perfil da Expedição Curumim no Instagram.

Motorhome oferece conforto e sustentabilidade

Motorhome encontra-se em fase de montagem pela Estrella Mobil (Foto: Acervo pessoal)

O veículo escolhido pelo casal para ser o novo lar é o modelo Sirius, versão de expedição da van Mercedes-Benz Sprinter, em uma carroceria de vinycell, bem resistente e com propriedade térmica, e chassi reforçado. O motorhome ainda está sendo montado.

Na parte hidráulica, além do sistema hidrônico, o veículo conta ainda com filtragem completa desde a entrada da caixa, com possibilidade de captar e tratar a água de rios e lagos –assim como o reuso da água que sai do chuveiro e da pia da cozinha, que volta para a caixa de água limpa. Há também um sistema de filtragem bacteriana para as torneiras da cozinha.

O veículo também proporciona autonomia em energia, com um placas de captação solar com pelo menos 800 watts de geração – sistema Victron de energia, com gerenciador de energia e de inversor e o carregamento de energia pelo motor do carro. O veículo tem ainda baterias de lítio, para maior performance.

A casa terá uma configuração bem completa, com máquina de lavar, fogão de indução, sistema de aquecimento de água a diesel, que esquenta a água e o ambiente a partir do combustível original do tanque do carro. Conta com um sistema de proteção da caixa d´água para evitar congelamento, que é aquecida a partir do nível mínimo de temperatura para evitar o congelamento interno.

O mobiliário interno foi todo customizado pela fabricante brasileira para ter a melhor configuração para a família. E para a comunicação, há a antena de internet via satélite da Starlink, com toda a adaptação para ficar fixa no teto do carro e funcionar diretamente ligada à bateria da casa móvel.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile