Falta de componentes e paralisações atingem mercado de motos
Tempo de espera para receber motos compradas pode superar os 100 dias. Os motivos? Falta de componentes e paralisações de fábricas. Confira!
A falta de componentes e a crise sanitária da Covid-19 afetaram, também, o mercado das motocicletas no Brasil. Por exemplo, há registros de atrasos na entrega de motos compradas superiores a 100 dias.
Além disso, as paralisações nas fábricas são fatores para os atrasos. Por exemplo, a Honda interrompeu atividades em janeiro de 2021. Enquanto isso, em maio deste ano, a Yamaha voltou a parar. Sem contar as férias coletivas em fábricas durante os meses de junho e julho. Na maioria dos casos, devido à falta de componentes.
Atrasos para receber as motos
Por exemplo, alguns modelos de motos das linhas Honda Biz e Pop podem demorar até quatro meses para chegar ao comprador. De acordo com informações do jornal O Estado de São Paulo, há casos que tais modelos levam de 90 a 120 dias para chegarem.
Além disso, compradores de scooters da Yamaha – em especial, da NMax 160 e XMax 250 – podem ter de esperar 60 dias para receberem as motos. Enquanto isso, os modelos Yamaha Fazer 150 e Factor 150, o prazo pode ser de até 40 dias.
Destaque também para a motocicleta mais vendida no Brasil em 2021, a Honda CG. Neste caso, até 90 dias para receber.
Honda CG 160 Cargo: prazo de 20 dias, em média
Por outro lado, mesmo com este cenário, conforme a agência Automotive Bussines, a Honda CG 160 Cargo não vem passando por estas longas filas de espera. Assim, o tempo estimado é de cerca de 20 dias.
Vale ressaltar que a agência a Automotive Business apurou estes dados por meio de uma pesquisa em concessionárias da Honda e da Yamaha no estado de São Paulo.
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Motocicletas: mercado em alta em 2021
No entanto, mesmo com os atrasos de entrega, o crescimento do mercado das motos no Brasil em 2021 não pode ser desconsiderado. Por exemplo, de acordo com a Fenabrave, foram emplacadas mais de 410 mil motos de janeiro a maio de 2021. Neste caso, um crescimento de cerca de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Com informações do jornal OESP e agência Automotive Business
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.