Lubrificantes falsos trazem risco para o carro e motorista; evite-os
Falsos lubrificantes trazem risco para o carro e motorista: veja a importância de tomar cuidados na hora de comprar e trocar o óleo do motor
Os lubrificantes trazem bastante benefícios para o veículo. Eles são responsáveis pela evitar o atrito das peças e por aumentar a vida útil de vários componentes do veículo, como o motor. No entanto, é importante tomar bastante cuidado na hora comprar este produto. Principalmente, por conta dos falsos lubrificantes, que podem causar riscos ao veículo e ao motorista. Confira as orientações!
Atenção com lubrificantes falsos, pois pode trazer risco tanto para o carro quanto motorista
Este é um perigo que os motoristas estão expostos no dia a dia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), itens do motor de veículos automotivos representam 30% de todos os produto falsificados no país. Um dado bastante triste, visto que esta é um dos principais componentes do veículo. E o óleo é um destes itens.
Como esperado, o produto original apresenta mudanças importantes com relação ao produto falsificado. No primeiro, existe a mistura de óleos básicos e aditivos. Estes servem para aprimorar as características dos óleos básicos. Além de dar novas características aos mesmos. A principal do produto verdadeiro para o falso é justamente a falta de aditivos. Ou seja, um dos principais componentes do lubrificante.
Prejuízo causado por lubrificante falso pode sair mais de R$ 20 mil para o dono do carro
O uso destes falsos lubrificantes podem ser prejudiciais para o veículo e para o bolso do motorista. Estima-se que o prejuízo causado por ele pode ser de mais de R$ 20 mil. Sem falar que pode colocar a vida de muitas pessoas em risco. Quem diz isso é Denílson Barbosa, coordenador de qualidade da YPF Brasil.
“Um lubrificante falsificado desgasta as peças do motor do veículo que podem, até mesmo, serem quebradas. Por exemplo, uma quebra de pistões e do bloco de motor podem ocorrer a qualquer momento logo após o uso do produto falso, colocando o condutor e passageiros em risco, seja devido a um incêndio, ou um acidente“, alerta Barbosa.
Vale lembrar que que é a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que define a composição deste lubrificante aqui no Brasil. Ela está em convergência com outras agências internacionais responsáveis pelo controle.
Cuidados na hora da troca de óleo
Você pode se interessar também por: Top 10 dos carros mais vendidos em fevereiro de 2022
A troca de óleo é um dos serviços mais importantes que você deve fazer. Sua importância está ligada a lubrificação do motor. Ela evita que as peças entrem em atrito. Além disso, disso ela serve para limpar os componentes do propulsor e aumentar a vida útil do mesmo. Caso ela não seja feita, o carro pode perder desempenho e as peças se degastarão.
E você precisa tomar alguns cuidados. Principalmente com os falsos lubrificantes. Para evitá-los, o motorista precisa verificar:
- A data de fabricação do produto
- O lote
- Selo
- Marca
Caso você tenha dificuldade em encontrar o óleo certo para seu veículo, consulte o manual. Uma outra dica importante é prestar a atenção no preço. Se ele estiver abaixo da média, desconfie.
“Para não correr riscos, o consumidor pode pesquisar o CNPJ da empresa distribuidora que está no verso da embalagem. Se tiver dúvidas referente a qual óleo utilizar, é importante seguir as orientações do fabricante para que não compre um lubrificante falsificado, e use aquele que gera melhor funcionamento para o seu carro“, finaliza Denilson.
Atualizada em 03/03/2022
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.