Lubrificantes falsos trazem risco para o carro e motorista; evite-os

Falsos lubrificantes trazem risco para o carro e motorista: veja a importância de tomar cuidados na hora de comprar e trocar o óleo do motor

Os lubrificantes trazem bastante benefícios para o veículo. Eles são responsáveis pela evitar o atrito das peças e por aumentar a vida útil de vários componentes do veículo, como o motor. No entanto, é importante tomar bastante cuidado na hora comprar este produto. Principalmente, por conta dos falsos lubrificantes, que podem causar riscos ao veículo e ao motorista. Confira as orientações!

Atenção com lubrificantes falsos

Foto: Vix

Atenção com lubrificantes falsos, pois pode trazer risco tanto para o carro quanto motorista

Este é um perigo que os motoristas estão expostos no dia a dia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), itens do motor de veículos automotivos representam 30% de todos os produto falsificados no país. Um dado bastante triste, visto que esta é um dos principais componentes do veículo. E o óleo é um destes itens.

Como esperado, o produto original apresenta mudanças importantes com relação ao produto falsificado. No primeiro, existe a mistura de óleos básicos e aditivos. Estes servem para aprimorar as características dos óleos básicos. Além de dar novas características aos mesmos. A principal do produto verdadeiro para o falso é justamente a falta de aditivos. Ou seja, um dos principais componentes do lubrificante.

Dicas de manutenção

(Foto: Andrea Piacquadio/Pexels.com

Prejuízo causado por lubrificante falso pode sair mais de R$ 20 mil para o dono do carro

O uso destes falsos lubrificantes podem ser prejudiciais para o veículo e para o bolso do motorista. Estima-se que o prejuízo causado por ele pode ser de mais de R$ 20 mil. Sem falar que pode colocar a vida de muitas pessoas em risco. Quem diz isso é Denílson Barbosa, coordenador de qualidade da YPF Brasil.

“Um lubrificante falsificado desgasta as peças do motor do veículo que podem, até mesmo, serem quebradas. Por exemplo, uma quebra de pistões e do bloco de motor podem ocorrer a qualquer momento logo após o uso do produto falso, colocando o condutor e passageiros em risco, seja devido a um incêndio, ou um acidente“, alerta Barbosa.

Falsos lubrificantes

Foto: Benjamin Brunner/Unsplash.com

Vale lembrar que que é a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que define a composição deste lubrificante aqui no Brasil. Ela está em convergência com outras agências internacionais responsáveis pelo controle.

Cuidados na hora da troca de óleo

Falsos lubrificantes

Foto: Tim Mossholder/Unsplash.com

Você pode se interessar também por: Top 10 dos carros mais vendidos em fevereiro de 2022

A troca de óleo é um dos serviços mais importantes que você deve fazer. Sua importância está ligada a lubrificação do motor. Ela evita que as peças entrem em atrito. Além disso, disso ela serve para limpar os componentes do propulsor e aumentar a vida útil do mesmo. Caso ela não seja feita, o carro pode perder desempenho e as peças se degastarão.

E você precisa tomar alguns cuidados. Principalmente com os falsos lubrificantes. Para evitá-los, o motorista precisa verificar:

  • A data de fabricação do produto
  • O lote
  • Selo
  • Marca

Caso você tenha dificuldade em encontrar o óleo certo para seu veículo, consulte o manual. Uma outra dica importante é prestar a atenção no preço. Se ele estiver abaixo da média, desconfie.

“Para não correr riscos, o consumidor pode pesquisar o CNPJ da empresa distribuidora que está no verso da embalagem. Se tiver dúvidas referente a qual óleo utilizar, é importante seguir as orientações do fabricante para que não compre um lubrificante falsificado, e use aquele que gera melhor funcionamento para o seu carro“, finaliza Denilson.

Confira dicas sobre a troca de óleo

(Foto: Pixabay)

Atualizada em 03/03/2022

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA