Faixa Azul será ampliada para outras avenidas da cidade de São Paulo; veja quais

A Faixa Azul causou a redução do número e da gravidade de acidentes envolvendo motos em SP e será ampliada para outras avenidas da cidade.

Implantada em 25 de janeiro de 2022 pela prefeitura de São Paulo, autorizada e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatram), a Faixa Azul apresenta dados positivos referentes à redução do número e da gravidade dos acidentes envolvendo motos na capital paulista. Isso motiva a sua ampliação para outras avenidas da cidade.

Veja quais avenidas de São Paulo poderão receber a Faixa Azul para motos

Segundo balanço da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), a Faixa Azul reduziu a zero o número de mortes envolvendo motociclistas – em 16 meses de operação na avenida 23 de Maio e em sete meses na avenida dos Bandeirantes.

Atualmente, Faixa Azul está em duas avenidas de São Paulo (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Os dados apontam a ocorrência de 98 acidentes, dos quais 44 sem feridos. Nas demais 54 ocorrências apuradas foram contabilizadas 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e apenas oito com ferimentos graves.

Na cidade de São Paulo é registrada uma morte de motociclista por dia e, segundo a CET-SP, o risco de sofrer acidentes é três vezes menor para quem usa a Faixa Azul na 23 de Maio e cinco vezes menor na Bandeirantes. Atualmente, há mais de 1,3 milhão de motocicletas em circulação na cidade. Em 2022, o índice de produção de motos bateu recorde no Brasil.

Outro reflexo gerado pela Faixa Azul é a redução média de lentidão em 15% nas vias adotadas (chegando ao pico de 27%), fator que leva em consideração um fluxo de até 12 mil veículos/hora na 23 de Maio, por exemplo.

Projeto será estendido para mais 220 km de vias na cidade (Foto: Edson Lopes Jr/Prefeitura de São Paulo)

Hoje, a Faixa Azul está implantada em seis quilômetros da 23 de Maio, sentido Santana-Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, e em ambos os sentidos dos 8,5 quilômetros da Avenida dos Bandeirantes. O planejamento da CET-SP prevê a expansão do projeto em mais 220 km até 2024. As vias cotadas para receber Faixa Azul são:

  • Marginal Pinheiros;
  • Marginal Tietê;
  • Avenida dos Estados;
  • Avenida Ipiranga, Avenida Senador Queirós, Avenida Rangel Pestana, Viaduto Dona Paulina, Rua Maria Paula, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho e Avenida São Luís, no Centro;
  • Avenida Rubem Berta, Avenida Washington Luís, Avenida Teotônio Vilela e Avenida Guarapiranga, na Zona Sul;
  • Avenida Rebouças, Rua da Consolação e Avenida Francisco Matarazzo, na Zona Oeste;
  • Radial Leste, Avenida Aricanduva, Avenida Eliseu de Almeida, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Edgar Facó e Avenida Inajar de Souza, na Zona Leste.
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile