Fácil de vender? HB20 e mais 3 usados que ‘sumiram’ das lojas em janeiro

Recorde de vendas, HB20, Gol e Onix lideram os usados mais vendidos de janeiro. Confira ranking e por que os antigos dominam o mercado

O mercado de carros usados e seminovos não apenas manteve o fôlego do recorde histórico de 2025, como iniciou 2026 em ritmo ainda mais acelerado. Em janeiro, mais de 1,3 milhão de unidades trocaram de dono no Brasil, revelando uma preferência clara por modelos de alta liquidez e baixo custo de manutenção, e um deles é o Hyundai HB20.

Acompanhe o Garagem360 e veja número de vendas do hatch sul-coreano.

Venda de carros usados cresce 9,3% no início de 2026

Após fechar o ano passado com a marca impressionante de 18,5 milhões de transferências, o setor automotivo de usados registrou um crescimento de 9,3% neste primeiro mês de 2026 em comparação ao mesmo período de 2025. Ao todo, foram 1.340.333 veículos negociados, sendo que quase 1 milhão desses registros (984.658) se referem apenas a automóveis e comerciais leves.

HB20; Hyundai HB20; Carros usados

HB20 está entre os usados mais procurados de 2026 | Foto: Imagem gerada por IA

Essa movimentação atípica para um início de ano (geralmente marcado por despesas fixas como IPVA e material escolar) mostra que o brasileiro consolidou o usado como a principal alternativa frente aos preços elevados dos modelos zero quilômetro.

Ou seja, o foco do consumidor agora é o Custo Total de Propriedade (TCO), priorizando carros que não perdem valor e possuem peças fáceis de encontrar.

Saiba mais Yaris Cross XR PCD: detalhe no financiamento ‘derruba’ parcela para nível de hatch

Quais os carros usados mais vendidos de janeiro?

A lista dos “queridinhos” de janeiro é dominada por hatches compactos e modelos que já saíram de linha, mas que permanecem vivos na preferência popular devido à robustez e facilidade de revenda. E o top 3 traz um conhecido dos motoristas: o HB20!

HB20; Hyundai HB20; Carros usados

Foto: Divulgação (Hyundai)

Veja só:

Posição Modelo Unidades vendidas (Jan/26)
VW Gol 56.314
Chevrolet Onix 35.084
Hyundai HB20 34.114
Fiat Strada 29.746
Fiat Palio 29.506
Fiat Uno 28.649
Toyota Corolla 22.404
Ford Ka 21.879
Ford Fiesta 20.771
10º Chevrolet Celta 19.262

Destaques por segmento

Picapes

A Fiat Strada segue como a rainha das caçambas, liderando entre os comerciais leves usados. Na sequência, aparecem a VW Saveiro (17,7 mil) e a Toyota Hilux (14,5 mil), mostrando a força do setor agro e de serviços.

Sedans

O Toyota Corolla é o “intruso” no ranking dominado por hatches. Ele ocupa a 7ª posição geral, provando que o público que busca um degrau acima em conforto ainda vê no sedã japonês o melhor porto seguro para o seu dinheiro.

Domínio da Fiat

Mesmo com Palio e Uno fora de linha há anos, a marca italiana mantém três modelos no top 10, reforçando sua imagem de mecânica barata e “pau para toda obra”.

Veja também Fenômeno de vendas? Volkswagen Tera MPI 2026 ganha isenção de IPI e agita o mercado de SUVs

Ascensão dos “idosos”

Um dado que chama a atenção no relatório da Fenauto é a idade da frota negociada. Em janeiro, os carros fabricados há 13 anos ou mais responderam por 38% de todas as vendas (mais de 500 mil unidades).

HB20; Hyundai HB20; Carros usados

Uno Mille Way | Foto: Divulgação (Fiat)

Essa tendência reflete a realidade econômica: com o financiamento de carros novos ainda restrito e os juros elevados, o brasileiro médio migrou para modelos mais antigos, mas que oferecem independência de mobilidade.

Ou seja, esses veículos, chamados carinhosamente de “idosos”, são os que têm o giro mais rápido nas lojas, muitas vezes permanecendo menos de uma semana no estoque antes de serem vendidos.

Você já pensou em trocar seu carro por um desses “imortais” do ranking? Qual desses 10 modelos você teria na sua garagem hoje pela facilidade de revenda? Conte para a gente!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.