Faça você mesmo: como recuperar o farol amarelado do seu carro
Com o passar dos anos, as lentes dos faróis ficam amareladas. Além da estética, a segurança também é comprometida. Saiba como resolver.
É comum, com o passar dos anos, que as lentes dos faróis do veículo fiquem amareladas, causando desconforto para o motorista. Além da questão estética – afinal, o seu carro pode apresentar aparência de velho e descuidado –, há motivos de sobra para resolver esta questão.
A principal motivação deve ser a segurança, porque com faróis amarelados não se consegue dirigir direito no período noturno. O motorista perde a visibilidade, o que pode acarretar acidentes. Além disso, o “defeito” é considerado uma infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sujeita a uma multa de R$ 130,16 e a quatro pontos anotados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Remover o amarelado dos faróis nada mais é do que limpar a lente de acrílico, um efeito causado basicamente pela radiação solar, dos raios ultravioletas, quando a camada de verniz protetora começa a perder eficiência. Em casos brandos, é possível realizar o polimento de forma manual, em casa.
Mas quando o amarelamento é profundo, o serviço é mais complexo. No entanto, quem se sente seguro em fazer por conta própria, pode economizar um bom dinheiro, visto que esse serviço especializado chega a custar mais de R$ 200.
Saiba como remover o amarelado dos faróis do seu carro
A base do procedimento de polimento dos faróis consiste em lixar a lente, preferencialmente com uma máquina de polir para acrílico, que é diferente daquelas utilizadas para polir a lataria do veículo. Quanto mais danificado está a lente do farol, mais grossa deve ser a lixa – até finalizar com uma lixa bem fina, também chamada de lixa d’água (número 1000 para cima).
Durante o processo de lixamento, todo o verniz velho será removido e a lente ficará opaca. Há quem utilize cera nesse processo, para remover todos os resíduos. O passo seguinte é passar massa de polir e, finalmente, um verniz de qualidade para proteger a lente.
Todo o serviço deve ser feito na sombra, de preferência em um dia não muito ensolarado. Depois, para evitar que os faróis voltem a ficar amarelados novamente, deve-se evitar estacionar o carro em locais abertos e limpar a lente com frequência, principalmente quem frequenta regiões litorâneas, pois a maresia é altamente corrosiva.
Confira o passo a passo a seguir e, em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado.
Passo a passo para remover o amarelado dos faróis
Primeiramente, adquira o material necessário para a realização do procedimento:
- Fita crepe larga
- Flanelas de microfibra ou algodão
- Estopa
- Bucha macia ou esponja
- Sabão ou detergente neutro
- Borrifador de água
- Massa de polir
- Lixas d’água 1.000 a 2.000
Então, siga as etapas a seguir:
- Lavagem e secagem – O primeiro passo é escolher um local claro, à sombra. Esse procedimento não pode ser realizado sob o sol, porém é preciso que haja bastante luz, para enxergar o resultado final. Use a bucha ou esponja e o sabão para lavar a lente do farol e o entorno dele. A superfície deve estar bem limpa. Enxague com bastante água e seque bem. Use a fita crepe para proteger a lataria entorno do farol.
- Lixagem – Antes de começar a lixar, borrife água na lente do farol e molhe a lixa. Comece pela lixa mais grossa, a número 1.000 (quanto maior o número, mais fina). Aqui, o importante é fazer movimentos horizontais e verticais, nunca circulares. Não deixe a lente secar. Borrife água sempre que sentir que está secando, e molhe a lixa também. A lente do farol vai começar a ficar esbranquiçada. Não se preocupe, é normal. Limpe a lente e passe a lixa mais fina, sempre umedecendo a lente e molhando a lixa. Quanto mais fina a lixa, melhor o acabamento.
- Polimento – Após terminar de lixar, lave bem a lente e seque. Passe a massa de polir com ajuda da estopa, em movimentos circulares. Espere uns minutos para o produto agir e faça o polimento com a flanela de microfibra ou algodão, sempre em movimentos circulares, até que a lente fique clara e brilhante. É possível utilizar uma máquina de polir, mas é preciso se atentar à velocidade da máquina para não danificar as lentes.
Este é um procedimento que requer um bom esforço físico e paciência, principalmente nas etapas de lixagem e polimento, de acordo com o nível de amarelamento dos faróis.
Com informações da Nakata Automotiva.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.