Fábricas da Volkswagen na Rússia buscam por novo dono; entenda

Sofrendo com as sanções internacionais por conta da Guerra da Ucrânia, a Rússia vê mais uma montadora largando operações em seu território.

Além de ser uma das causas do aumento no preço da gasolina, a Guerra da Ucrânia e as sanções internacionais contra a Rússia possuem outros reflexos para o setor automobilístico. Muitas montadoras deixaram o país de Vladmir Putin. Agora é a vez das fábricas da Volkswagen se ver sem saída e seguir as outras fabricantes que já saíram do território russo.

Volkswagen procura vender suas fábricas na Rússia

Fábrica da VW na Rússia (Reprodução: Internet)

De acordo com o tabloide alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, a VW está à procura de um comprador que possa adquirir suas duas fábricas instaladas no país, localizadas em Kaluga e Nizhny Novgorod.

A decisão não é sobre prejuízo, já que a venda dos ativos da montadora nos domínios da Rússia teriam cifras simbólicas, longe do valor de mercado real das fábricas. 

Após os primeiros movimentos da Guerra, a Volkswagen já havia limitado seus serviços ao encerrar as parcerias da fábrica de Nizhny Novgorod. A sede de Kaluga estava sendo mantida, mas a produção havia parado por conta das peças estarem com estoque esgotado.

Vale lembrar que a Rússia se encontra sob embargo, o que impossibilita a compra de peças no exterior, inviabilizando os serviços de montadoras estrangeiras como a Volkswagen no país.

O jornal alemão trouxe uma fonte anônima que afirmou: “a cada estágio de escalada, a probabilidade de podermos produzir novamente no futuro próximo diminui (..) “Há uma vontade clara de nos retirarmos completamente do país”.

Com os ataques à Ucrânia voltando a proporções de alto nível por parte do exército russo, a situação do setor automotivo na Rússia encara problemáticas catastróficas. Mais de 15 montadoras estrangeiras transferiram seus bens no país para o governo russo ou para empresas locais.

A Volkswagen chegou na Rússia em 2009, tendo sua operação com status elevado de “produção patriótica”, dado pelo próprio Vladmir Putin. No total, a VW investiu 1 bilhão de euros em sua estadia na Rússia. A empresa emprega 4.200 pessoas em suas duas fábricas.

A saída das grandes fabricantes de automóveis do território russo, fez com que a Rússia retomasse a fabricação da montadora que produzia veículos na época da União Soviética: a Moskvich, que foi fundada em 1930 e descontinuada em 1991, com a dissolução da URSS.

Modelo soviético Moskvich volta a ser produzido na Rússia, devido a saída de grandes montadoras (Reprodução: Internet)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA