Fábricas da Renault retomam produção de carros no Paraná

Complexo Industrial Ayrton Senna: fábricas da Renault retomam atividades no Paraná. A paralisação tinha ocorrido devido falta de componentes

O complexo industrial da Renault, no Paraná, voltou a ativa no último dia 11, após a paralisação de uma semana. A paralisação temporária das fábricas da Renault teve como motivo a falta de componentes automotivos.

montadoras suspendem operações na Rússia

Foto: Renault

Complexo Industrial Ayrton Senna: Fábricas da Renault retomam as atividades no Paraná

No início do mês, o Garagem360 reportou sobre a paralisação que a montadora francesa faria por falta de componentes. Dessa forma, após uma semana com a linha de montagem totalmente paralisada, a marca reiniciou as atividades essa semana.

Mesmo com a retomada da produção gradativa, o problema de escassez automotiva ainda abala as montadoras, entre elas, a Renault, que durante os dias 04 e 08 de abril, paralisou a linha de produção de seu polo industrial no estado do Paraná. A retomada das atividades aconteceu essa semana, no último dia 11.

Conforme apurado, o motivo dos dias sem atividades se deu pela falta de componentes automotivos, que ainda é um problema para todas as montadoras.

Após o início da guerra entre os países do leste europeu, a aquisição de componentes derivados da região também foi dificultada.

O problema foi agravado pela falta de outros produtos que também afetaram a linha de produção da marca, como a suspensão de componentes elétricos vindos da Ucrânia e o níquel russo.

Conforme já informado pelo Garagem360, e válido lembrar que as questões de dificuldade em aquisição de insumos não se restringe à Renault. Pelo contrário, é um problema que afeta diretamente todas as montadoras ao redor do globo.

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Renault Oroch 2023 (Foto: Divulgação)

Nova Oroch lançada essa semana é produzida no Complexo Ayrton Senna

A nova picape compacta Renault Oroch, apresentada essa semana, conta com novidades como o motor turbo TCe 1.3 flex.

O propulsor é produzido na Espanha, no entanto, todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná.

O veículo ficou mais robusto e conta com modificações no design externo, interno e além do novos itens de equipamentos embarcados, tanto para maior auxílio de segurança, conforto e conectividade.

Para a linha 2023, a picape passa a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider.

As duas primeiras trazem o motor 1.6 SCe, com a nova transmissão manual de seis velocidades, enquanto a topo de gama Outsider estreia o motor turbo 1.3 TCe Flex, o mesmo adotado no Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

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Picape chega em três versões (Foto: Divulgação)

Marca emprega cerca de 6 mil trabalhadores na região

Atualmente, a montadora francesa é responsável por empregar cerca de seis mil colaboradores em seu polo industrial.

Desses, 4,5 mil colaboradores se dedicam na produção de carros como o subcompacto Kwid, o hatch Sandero, o SUV compacto Duster, além do Logan, Captur e a picape Oroch.

Além dos carros, por lá, também são produzidos blocos e cabeçotes. Além disso, é válido lembrar que lá também será a casa de um novo produto da marca, um SUV com motor 1.0 litro turbo.

Renault Sandero S Edition (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Divulgação)

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Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

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