Fabricantes apostam nos melhores carros chineses para o Brasil; conheça as marcas
Hoje, podemos ver que as marcas realmente estão fazendo uma aposta nos melhores carros chineses para o Brasil. Veja mais detalhes aqui!
Já faz um tempo que os carros chineses estão presentes no mercado brasileiro. Os primeiros chegaram ao Brasil entre o fim da primeira década do século e a década de 2010. Modelos como JAC J3, Effa M100 e Chery QQ são alguns exemplos de carros que eram vendidos por aqui. Eles tinham até alguns atributos (como o preço), mas não agradavam a todos. Mas as coisas mudaram. Hoje, podemos ver que as marcas realmente estão fazendo uma aposta nos melhores carros chineses para o Brasil.
Fabricantes apostam nos melhores carros chineses para o Brasil; conheça as marcas
Esta nova onda de veículos vindos da China começou já na segunda metade da década passada. As marcas envolvidas nela são praticamente as mesmas. No entanto, os veículos lançados e as estratégias adotadas são totalmente diferentes. Hoje, podemos ver que os carros deste tipo estão mais modernos, luxuosos, eficientes e brigam de igual para igual com carros de marcas tidas como referência.
Sem falar que alguns carros chineses estão entre os mais vendidos. E o futuro promete. Novas marcas chegarão no mercado em breve. Ou seja, o mercado terá mais opções. E alguns deles podem ser feitos em solo brasileiro. Veja abaixo um pouco mais sobre estas marcas que melhores carros chineses para o Brasil.
Melhores carros chineses para o Brasil / Caoa Chery
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Esta talvez seja uma das principais marcas chinesas do mercado. A história da Chery começou por aqui em 2009. Um dos primeiros modelos vendidos no Brasil foi o Tiggo. Nos primeiros anos, a marca não conseguiu o êxito esperado. Lembrando que ela chegou a inaugurar a fábrica de Jacarei-SP. A trajetória da operação brasileira mudou em 2017, quando a Caoa comprou 51% dela. Assim nascia a Caoa Chery.
E as coisas realmente começaram a dar certo. Hoje, sua gama é formada por SUVs e sedãs de alta-qualidade que brigam com modelos de marcas mais “tradicionais”. Eles são feitos em duas fábricas: a planta localizada em Jacareí-SP e a fábrica da Caoa em Anápolis-GO. No último ano, a marca teve 39.747 unidades vendidas. O que lhe rendeu uma participação de 2,01% e o décimo lugar no ranking de emplacamentos da Fenabrave.
BYD
Esta fabricante já é conhecida no Brasil. Isso porque ela já vendia caminhões, ônibus, furgões e outros tipos de veículos. Muitos deles voltados a mobilidade elétrica. E a partir de 2022, esta grande empresa irá também vender carros. Aliás, os brasileiros já podem reservar um de seus modelos. Estamos falando do SUV Tan EV. Este carro chega para brigar com outros utilitários esportivos da categoria premium.
Este carro mede 4.870 mm de comprimento, 1.950 mm de largura e 1.725 mm de altura. Dentre os principais destaques do carro, podemos destacar o pacote de equipamentos. Ele vem de série com uma tela de 15,6 polegadas (giratória), pacote de segurança ADAS, piloto automático adaptativo, cartão/chave NFC e entre outros. Seus dois motores produzem uma potência combinada de 517 cv.
De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Lembrando que este não será o único modelo da marca por aqui. A empresa pretende lançar o luxuoso sedã Han. Este chegará para concorrer com carros de marcas premium, como Mercedes-Benz e Volvo. Um ponto positivo que ambos oferecem baterias com a tecnologia Blade.
Great Wall Brasil
Umas das principais notícias do setor automotivo no ano passado foi a compra da antiga fábrica da Mercedes-Benz pela Great Wall Motor. Este foi o começo da história da Great Wall Motor Brasil, que já divulgou seus planos para o futuro. De acordo com ela, a fábrica será ampliada para poder produzir 100 mil veículos por ano. Seu primeiro veículo, por exemplo, deve chegar ao mercado nos últimos meses deste ano.
Mas por enquanto, ele será importado. A marca só começará a produzir veículos no segundo semestre de 2023. Lembrando que todos os veículos vendidos por aqui serão híbridos, Plug-in Hybrid e com motores 100% elétricos. Algumas marcas do grupo podem chegar ao País, como a Haval, a Tank, a ORA e entre outras.
A empresa também disse que irá forcar em SUV e picapes durante este primeiro momento de operação. A expectativa é que sejam lançados 25 modelos novos até 2025. E os modelos oferecerão bastante conteúdo, como conectividade 5G e condução semiautônoma.
JAC
Por fim, falaremos de outra marca bastante conhecido do público em geral. A operação da JAC Motors no Brasil pode ser separada em dois momentos importantes. O primeiro foi quando ela chegou ao Brasil, quando ela vendia alguns modelos interessantes, como o J3 (hatch e sedã), o J5 e o J7. Mas depois de uns anos, o mercado mudou e ela teve que fazer algumas mudanças em sua estratégia.
E ai chegamos ao segundo momento. Ou seja, o momento atual. Hoje, a marca passou a investir mais em modelos mais sofisticados e eficientes. Veículos a combustão e carros 100% elétricos são vendidos hoje. Na primeira categoria, podemos destacar o T40 Plus e o T80 – um SUV de sete lugares. Ela também possui uma linha de carros 100%. Ao todo, são dois hatches, um sedã, dois SUVs, uma picape e três comerciais leves. Sendo que o E-JS1 custa a partir de R$ 164.900 e é o carro elétrico mais barato do País.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.