Fábrica da VW em Taubaté é modernizada para produção de novo veículo
Fábrica da VW: A Volkswagen vem adequando a sua fábrica em Taubaté (SP). A unidade está sendo modernizada para a produção do novo Polo Track
A Volkswagen vem adequando a linha de produção de sua fábrica localizada em Taubaté (SP) desde dezembro de 2021. A unidade está sendo modernizada em preparação ao início de produção do novo projeto Polo Track. O modelo será o primeiro de uma família VW de veículos compactos do segmento de entrada.
A modernização da unidade produtiva em Taubaté está sendo contemplada pelo pacote de investimento de R$ 7 bilhões definidos pela Volkswagen até 2026 na América Latina. Parte desse valor já vem sendo aplicado na região do Vale do Paraíba.
Saiba mais sobre a modernização da fábrica da Volkswagen em Taubaté
A fábrica de Taubaté passa por uma modernização para se adaptar à nova plataforma MQB – estratégia modular que permite mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, mais flexibilidade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores –, que servirá para a produção do Polo Track e de possíveis novos modelos da marca.
“As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foi executado”, afirma Vilque Rojas, gerente da fábrica em Taubaté. “Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e qualidade do produto final entregue ao nosso cliente. Além disso, estamos promovendo um treinamento de excelência para a qualificação da nossa equipe”, ressalta.
Só no início deste ano, 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, garantindo qualidade e um aumento de 33% da capacidade de produção para a plataforma MQB. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automatização de carrocerias.
Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítica, por imersão a quente ou as duas juntas.
Na Montagem, a principal mudança ocorreu no Fahrwerk – onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como ‘casamento’. Com a ampliação do Fahrwerk, a unidade de Taubaté estará preparada para fabricar novos modelos com a plataforma MQB.
Com 46 anos de operação, a fábrica da Volkswagen em Taubaté é a segunda maior unidade da VW do Brasil. Além da produção atual do Gol e do Voyage, a unidade já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e up!, chegando a mais de 7,4 milhões de automóveis produzidos.
Saiba mais sobre o VW Polo Track
O hatch VW Polo Track é um dos modelos mais aguardados para 2022, tendo em vista a recente saída do Fox do portfólio da marca, bem como as especulações sobre o fim do VW Gol – que deve ser aposentado entre este ano e 2023. O modelo é a aposta da marca para suprir a necessidade de um novo modelo de entrada.
O VW Polo Track 2023 contará com um nova proposta para o design, o que deixará o modelo mais atual, passando também a integrar a nova linguagem de identidade da marca.
Com o intuito de reduzir custos, outra modificação acontecerá no conjunto de equipamentos, que deve ficar mais simples. A exceção será a central multimídia, que deve ser utilizada como forma de deixar o modelo mais tecnológico.
O novo modelo deve contar com o motor 1.0 MPI, que desenvolve até 84 cv de potência, atuando em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades. Outra opção que pode ser apresentada é o motor 1.0 TSI, capaz de render até 105 cv de potência.
No entanto, a configuração de entrada deve se restringir aos equipamentos mais básicos. As demais versões do hatch compacto ganhariam importantes incrementos para deixar o modelo mais atrativo frente aos seus principais concorrentes.
Conforme já reportado pelo Garagem360, o VW Polo 2023 em configurações mais completas deve contar com um pacote de conectividade mais avançado, com itens de assistência ao motorista, painel de instrumentos digital, bem como a central multimídia com telas de 8 e 10 polegadas e conectividade com o smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.
A motorização também deve ser mais potente, no comparativo com a configuração Track. A expectativa é de que o Polo em sua versão topo de linha seja apresentado com o motor 1.4 TSI, que rende 150 cv de potência máxima.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.