Fábrica da VW em Taubaté é modernizada para produção de novo veículo

A Volkswagen vem adequando a linha de produção de sua fábrica localizada em Taubaté (SP) desde dezembro de 2021. A unidade está sendo modernizada em preparação ao início de produção do novo projeto Polo Track. O modelo será o primeiro de uma família VW de veículos compactos do segmento de entrada.

A modernização da unidade produtiva em Taubaté está sendo contemplada pelo pacote de investimento de R$ 7 bilhões definidos pela Volkswagen até 2026 na América Latina. Parte desse valor já vem sendo aplicado na região do Vale do Paraíba.

Saiba mais sobre a modernização da fábrica da Volkswagen em Taubaté

Montadoras
Fábrica da VW em Taubaté-SP (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A fábrica de Taubaté passa por uma modernização para se adaptar à nova plataforma MQB – estratégia modular que permite mais espaço interno, motores eficientes e de alto desempenho, altos níveis de segurança, muita conectividade, mais flexibilidade, avançados recursos de tecnologia e conforto de veículos superiores –, que servirá para a produção do Polo Track e de possíveis novos modelos da marca.

VEJA TAMBÉM

“As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foi executado”, afirma Vilque Rojas, gerente da fábrica em Taubaté. “Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e qualidade do produto final entregue ao nosso cliente. Além disso, estamos promovendo um treinamento de excelência para a qualificação da nossa equipe”, ressalta.

Só no início deste ano, 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, garantindo qualidade e um aumento de 33% da capacidade de produção para a plataforma MQB. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automatização de carrocerias. 

Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítica, por imersão a quente ou as duas juntas.

Na Montagem, a principal mudança ocorreu no Fahrwerk – onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como ‘casamento’. Com a ampliação do Fahrwerk, a unidade de Taubaté estará preparada para fabricar novos modelos com a plataforma MQB.

Com 46 anos de operação, a fábrica da Volkswagen em Taubaté é a segunda maior unidade da VW do Brasil. Além da produção atual do Gol e do Voyage, a unidade já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e up!, chegando a mais de 7,4 milhões de automóveis produzidos.

Saiba mais sobre o VW Polo Track

VW Polo Track 2023 deve ser lançado em breve
VW Polo Track 2023 deve ser lançado em breve (Foto: Projeção Kleber Silva / KDesign)

O hatch VW Polo Track é um dos modelos mais aguardados para 2022, tendo em vista a recente saída do Fox do portfólio da marca, bem como as especulações sobre o fim do VW Gol – que deve ser aposentado entre este ano e 2023. O modelo é a aposta da marca para suprir a necessidade de um novo modelo de entrada.

O VW Polo Track 2023 contará com um nova proposta para o design, o que deixará o modelo mais atual, passando também a integrar a nova linguagem de identidade da marca.

Com o intuito de reduzir custos, outra modificação acontecerá no conjunto de equipamentos, que deve ficar mais simples. A exceção será a central multimídia, que deve ser utilizada como forma de deixar o modelo mais tecnológico.

O novo modelo deve contar com o motor 1.0 MPI, que desenvolve até 84 cv de potência, atuando em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades. Outra opção que pode ser apresentada é o motor 1.0 TSI, capaz de render até 105 cv de potência.

No entanto, a configuração de entrada deve se restringir aos equipamentos mais básicos. As demais versões do hatch compacto ganhariam importantes incrementos para deixar o modelo mais atrativo frente aos seus principais concorrentes.

Conforme já reportado pelo Garagem360, o VW Polo 2023 em configurações mais completas deve contar com um pacote de conectividade mais avançado, com itens de assistência ao motorista, painel de instrumentos digital, bem como a central multimídia com telas de 8 e 10 polegadas e conectividade com o smartphone via Android Auto e Apple CarPlay.

A motorização também deve ser mais potente, no comparativo com a configuração Track. A expectativa é de que o Polo em sua versão topo de linha seja apresentado com o motor 1.4 TSI, que rende 150 cv de potência máxima.

Montadoras
Fábrica da VW em Taubaté-SP (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar