Fábrica da Volkswagen vai precisar interromper produção; entenda

Fábrica da Volkswagen vai precisar interromper produção em Taubaté (SP). É a 2 ª paralisação na unidade paulista. Saiba mais.

A unidade de fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) deve parar em julho, de acordo com a empresa. O motivo é a falta de componentes no mercado.

Taubaté (SP). Foto: Band News

Fábrica da Volkswagen paralizada

A falta de componentes eletrônicos na indústria, que já paralisou fábricas automotivas no Brasil e no mundo, deve ser o motivo de nova paralisação no interior paulista. No caso, da linha de produção da unidade de Taubaté (SP).

De acordo com fontes, a empresa prevê interromper a produção já no próximo mês (julho). Além disso, já teria avisado aos funcionários.

Conforme o sindicato da região, a Volkswagen deve decretar férias coletivas de 20 dias aos trabalhadores. No entanto, o prazo pode prorrogar-se por mais 10 dias.  A unidade de Taubaté produz os modelos Gol e Voyage.

Por outro lado, a montadora alega falta de módulos de airbag para montagem dos carros, além dos semicondutores.

Vale destacar que, no início junho, a montadora já havia parado a produção da fábrica de Taubaté por 10 dias. Enquanto isso, a Volkswagen já interrompeu a produção na unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. No caso, onde estão as montagens de modelos como, por exemplo, o Polo, Virtus, Nivus e Saveiro.

Volkswagen ABC (SP). Foto: Divulgação / VW

Fábrica de motores em São Carlos (SP) e unidade no Paraná devem reabrir

Além disso, fora paralisada também a fábrica de motores em São Carlos (SP). O retorno da unidade de motores é previsto para o inicio de julho.

A Volkswagen informou, ainda, que deve voltar também com a linha de produção da fábrica de São José dos Pinhais (Paraná), que está paralisada desde o inicio de junho. Em São José dos Pinhais ocorre a produção dos modelos Fox e T-Cross.

Fábrica de motores em São Carlos reabre em julho. Foto: Divulgação VW

Ford

A Ford, por sua vez, já encerrou as atividades em todas as suas fábricas no Brasil. Em janeiro deste ano, a montadora anunciou o fechamento de suas unidades em Camaçari (BA) e Taubaté (SP).

No mês de março, o complexo do Grande ABC (SP) começou a ser desativado. Vale lembrar que embora a fabricação de veículos estivesse suspensa desde outubro de 2019, a Ford ainda mantinha algumas funções administrativas no local. No entanto, com a desativação no ABC, chegou ao fim a produção da Ford no país.

 

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile