Fábrica da Toyota começará exportação de motores para América do Norte

Fábrica da Toyota começará exportação de motores para América do Norte e para isso algumas linhas terão operação de 24 h dia

A Fábrica da Toyota, em Porto Feliz (SP) irá produzir propulsores destinados ao mercado norte-americano, a partir do próximo mês de setembro. De acordo com a montadora, é um passo importante para fortalecer o compromisso da marca com seu crescimento sustentável e a expansão da presença da subsidiária brasileira na região.

Fábrica Toyota ( Reprodução / Automotivebusiness )

Fábrica da Toyota em SP irá fornecer 45.600 motores por ano

De acordo com a montadora, inicialmente, a planta do interior paulista será responsável pelo fornecimento de 45.600 motores 2.0L por ano para a Toyota daquela região. Com essa iniciativa, a moderna e primeira fábrica de propulsores da Toyota na América Latina e Caribe tem como missão suprir a alta demanda de veículos daquele mercado.

Após ser submetidos a longas baterias de testes, os propulsores produzidos no Brasil foram certificados por sua durabilidade, eficiência e controle de emissões.

“Estamos iniciando um novo e importante ciclo nas operações de Porto Feliz. Com a exportação de motores para o mercado norte-americano, reforçamos nosso compromisso com o crescimento sustentável da Toyota, contribuindo para que o Brasil seja uma base sólida de exportações. Esse novo passo contribui para equilibrar a dificuldade de operação no Brasil, onde ainda lutamos por mais previsibilidade e melhores condições de negócios”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Novo Toyota Yaris (Foto: Divulgação)

Unidade de Porto Feliz passará a operar 24 horas por dia

Assim, para atender a essa nova demanda, a unidade de Porto Feliz passará a operar 24 horas por dia em algumas linhas. Para isso, a empresa já abriu processo seletivo para o preenchimento de 150 postos de trabalho diretos, aumentando a força de trabalho para 540 pessoas na unidade.

Os motores “made in Brazil” para o território americano fará com que a fábrica de Porto Feliz aumente sua produção mensal das atuais 13 mil unidades para quase 17 mil.

Fábrica da Toyota em Porto-Feliz-SP (Foto: Divulgação/Toyota)

Ciclo de investimentos em Porto Feliz

Fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões, a fábrica segue o mesmo conceito de ecofactory utilizado na unidade de Sorocaba, SP. O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.

Por meio de iniciativas desenvolvidas na planta, Porto Feliz vem reduzindo significativamente seus impactos, o que lhe rendeu o reconhecimento global como uma das plantas de motores mais limpas da Toyota Motor Company no mundo.

Em 2018, Porto Feliz recebeu um novo aporte, de R$ 510 milhões, para a expansão e modernização das instalações para a produção do motor 2.0L Dynamic Force, montado sobre a plataforma TNGA. Após sua atualização, a planta tornou-se um marco na operação latino-americana da Toyota, pois reúne atributos das plantas mais modernas, produtivas e sustentáveis da companhia em todo o mundo.

Toyota Etios (Foto: Toyota)

Você pode se interessar também: 4 motivos para não comprar um VW T-Cross

Alto nível de automação

Com alto nível de automação, Porto Feliz passou a ser a primeira operação fora da Ásia a produzir motores da plataforma TNGA. Além da nova plataforma, também são produzidos propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.5L, para os modelos Yaris e Etios, tanto hatch quanto sedã.

Com a possibilidade de entregar ao mercado veículos 100% fabricados no Brasil, a Toyota foi capaz de desenvolver seu crescimento e expandir a presença na Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Equador, entre outros países da América Latina e Caribe.

 

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile