Fábrica da Mercedes-Benz produzirá ônibus elétrico

Confira os detalhes do ônibus elétrico da Mercedes-Benz, veículo que será lançado ainda em 2022, bem como os planos da marca para o mercado.

A eletrificação da marca vai além dos automóveis de passeio. O ônibus elétrico da Mercedes-Benz que será produzido em solo nacional será apresentado ainda em 2022, conforme o planejamento da marca. Confira os detalhes.

Confira os detalhes do ônibus elétrico da Mercedes-Benz, veículo que será lançado ainda em 2022, bem como os planos da marca para o mercado (Foto: Divulgação)

Ônibus elétrico da Mercedes-Benz será lançado ainda em 2022

Quando o assunto é um futuro eletrificado, a Mercedes-Benz é uma das marcas da indústria automotiva que mais desenvolve estratégias para alcançar tais objetivos. Porém, um futuro zero emissão de CO2 não se faz apenas eletrificando a frota de automóveis de passeio.

Diante disso, a marca planeja lançar um ônibus elétrico ainda esse ano. O produto atenderá a América Latina, tendo a cidade de São Paulo como principal região de atuação.

O ônibus elétrico da marca será produzido localmente, da unidade de São Bernardo do Campo. Para o desenvolvimento do modelo foram investidos cerca de R$ 100 milhões. Além disso, o projeto conta com parcerias como a WEG, que fornecerá o propulsor elétrico, enquanto a carroceria será da Caio.

Ainda nesse tema, o ônibus elétrico terá um comprimento entre 12,5 e 13,2 metros, com capacidade para transportar até 83 passageiros, sendo 29 deles sentados.

O propulsor elétrico terá uma autonomia de cerca de 250 km bem como 250 cv de potência.

Chassi no ônibus elétrico da Mercedes-Benz (Foto: Divulgação)

Mercedes-Benz quer ser líder no mercado

Sobre esse assunto, a montadora afirmou em maio desse ano que há uma lista com 100 encomendas do veículo. As unidades começarão a ser entregues entre o final de 2022 e início de 2023.

A marca prevê um mercado anual de três mil ônibus elétricos no país em 2024. Desse total, ela quer ser responsável por metade do seguimento para ser líder nos eletrificados assim como já é atualmente com os ônibus a combustão. No cenário atual, a marca é detentora de 51% do marketing share.

Por isso houve a decisão de uma produção local, para facilitar a detenção do mercado. A principal cidade que será o foco de vendas das unidades de ônibus elétricos será a capital paulista, com uma estimativa de mil ônibus iniciais e potencial para alcançar até 2,6 mil unidades em 2024.

Outras regiões do estado como São José dos Campos, São Bernardo do Campo e Campinas, bem como Curitiba e Goiânia, também estão no foco da marca.

“Fato é que ainda que o processo demore um pouco mais do que planejamos, em 2022 ele saiu do papel. Foi o ano em que começaram a ser fechados negócios, ainda que sejam quatro carros aqui, oito ali. No ano que vem acredito que haverá emplacamentos superiores a 1 mil unidades.” Afirmou Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz.

Marca pretende ter uma participação de 50% do mercado de ônibus elétrico (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile