Fábrica da Hyundai é mais uma a ter problemas no Brasil

A fábrica da Hyundai Motor Brasil é mais uma afetada pela crise dos semicondutores. Com isso, os estoques de Creta e HB20 podem diminuir.

Mais uma marca terá sua linha de produção reduzida no País. A fábrica da Hyundai é a afetada dessa vez. Na última quarta-feira (16), a empresa anunciou que irá suspender a partir da próxima segunda-feira a produção do 2° turno de sua fábrica em Piracicaba (SP) por conta da falta de semicondutores. No local, a montadora sul-coreana monta toda a linha do HB20 e o SUV compacto Creta.

Fábrica da Hyundai é mais uma a ter problemas no Brasil

Segundo comunicado ao site Automotive Business, a montadora diz que a paralisação irá durar dez dias. Dessa forma, a interrupção da produção vai do começo da próxima semana até o dia 30 de junho.

“A empresa seguirá monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para adaptar os volumes de sua produção conforme as condições de fornecimento de peças nas próximas semanas”, diz o comunicado.

Fábrica da Hyundai em Piracicaba-SP (Foto: Divulgação/Hyundai Motor Brasil)

E esta não é a primeira vez que a fábrica da Hyundai sofre com a falta de componentes. No fim do mês passado, a marca tinha anunciado que o terceiro turno iria ter suas atividades suspensas. Isso significa que as operações poderão ser normalizadas durante o mês de julho.

Hyundai HB20 (Foto:Divulgação/Hyundai)

Hyundai Creta (Foto:Divulgação/Hyundai)

Os chips semicondutores são peças responsáveis pelo funcionamento das centrais multimídias e outras tecnologias de um veículo.

Vale lembrar que alguns dos carros mais vendidos do País são produzidos por lá. Inaugurada em 2012, a fábrica (localizada no interior de São Paulo) abriga, por exemplo, a produção do hatch HB20. Ao longo do anos, ela passou a produzir também o HB20S, o HB20X e o utilitário esportivo Creta.

Não é só a Hyundai

E este é um problema que está virando recorrente na indústria automotiva. A Hyundai se junta a outras montadoras que sofrem com a falta deste componente. Além dela, outras quatro empresas tiveram que reduzir e, em alguns casos, paralisar a produção.

A Chevrolet, por exemplo, teve que diminuir a produção do hatch Onix, que é fabricado na cidade de Gravataí-RS, o que causou a queda do veículo no ranking de vendas. Do mesmo modo, a fábrica de São Caetano do Sul também deve ficar um tempo parada.

Chevrolet é outra marca a sofrer com a falta dos semicondutores (Divulgação/Chevrolet)

Outras marcas que também sofrem (ou já sofreram) com este problema são a Volkswagen, a Honda e a Nissan.

 

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile