Fábrica da GWM no Brasil começa a operar ainda esse ano; veja os planos da marca

De olho em consolidar sua influência no mercado brasileiro, a GWM anunciou o início da atuação de sua fábrica ainda esse ano; confira!

De olho em consolidar sua influência no mercado de veículos elétricos brasileiro, a GWM oficializou que sua nova fábrica no país começa a operar ainda esse ano; confira!

Haval H6 (Foto: Gervasio Henrique/Garagem360)

Nova fábrica da GWM já tem data para início das atividades

A nova fábrica da GWM no Brasil começará suas operações até o fim de 2024. 

Esse é o cronograma anunciado pela montadora chinesa que tem entre seus principais produtos, o SUV Haval H6 e o hatch elétrico Ora 03. 

A planta da Great Wall Motors em Iracemápolis (SP), encontra-se atualmente em estágio de pré-produção.

Porém, a GWM recebeu nesta segunda-feira (19), a homologação do Programa Mover, que permite à fabricante ampliar sua atuação no país. 

Como não poderia ser diferente, a GWM começará suas atividades com o Haval H6, principal veículo da marca no mercado nacional.

Pré-produção

Antes de começar a fabricar de fato seus veículos para o Brasil, a GWM tem testado e ajustado novos equipamentos da linha de montagem. 

A chamada fase de pré-produção serve para verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade. 

Até o ano que vem, a GWM começará a produzir em série seus modelos para o mercado local. 

“Com a homologação será possível transferir gradualmente todos os processos produtivos, atualmente realizados na China, para nossa fábrica em Iracemápolis, no interior de São Paulo”, destaca Marcio Alfonso, diretor de Engenharia, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da GWM Brasil.

Ora GT (Foto: Divulgação)

Homologação do Programa Mover

Antes de começar a operar de fato, a GWM recebeu a homologação para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). 

A nova política industrial brasileira voltada para a sustentabilidade e inovação na indústria automotiva permite aos chineses ampliar a atuação no país e acelerar o processo de nacionalização de peças e desenvolvimento de fornecedores locais. 

Com foco na engenharia nacional, a GWM pretende lançar seu centro de inovação, engenharia e homologação de veículos e componentes até o final deste ano. 

Foto: Gervasio Henrique/Garagem360

50 mil veículos por ano

Atualmente, a fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) está passando por uma modernização que visa ampliar sua capacidade de produção de 20 mil para 50 mil veículos por ano. 

Nos próximos anos, a expectativa é atingir a marca de 100 mil unidades fabricadas na planta. 

A unidade começará a atuar com a produção do monobloco, soldagem, tratamento superficial, pintura, montagem final e testes, montagem de chassis, freios, eixos e sistemas elétricos. 

Uma das principais metas da organização da fábrica é a montagem das baterias de lítio, consolidando ainda mais a presença da GWM no mercado brasileiro.

Ao todo, a GWM estabeleceu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente com uma taxa ajustável de nacionalização superior a 60%. 

Confira também: Toyota prepara SUV rival da BYD e GWM: veja quando chega

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile