Fábrica da Ford deve demitir cerca de 3 mil trabalhadores

Fábrica da Ford (nos EUA, Canadá e Índia) deve demitir cerca de 3 mil funcionários devido eletrificação. Saiba detalhes!

Ford anunciou, nesta segunda-feira (22/08), que pretende demitir quase 3 mil trabalhadores de fábricas no Estados Unidos. O motivo é a contenção de custos e o fato de a montadora passar por uma fase decisiva, na qual deve investir mais em carros elétricos. Saiba mais.

(Foto: Divulgação/Ford)

Fábrica da Ford: nova fase visando o mercado de elétricos

Os quase 3 mil empregados fazem parte das unidades fabris localizadas nos Estados Unidos. O restante são de fábricas localizadas no Canadá e na Índia – conforme informações do jornal Estado de Minas.

De acordo com o publicado pelo “Wall Street Journal”, a Ford encaminhou um e-mail interno aos seus funcionários explicando que os desligamentos devem ser comunicados até o final desta semana.
Além disso, novos colaboradores devem ser contratados para a nova fase que priorizará os carros e veículos elétricos. A marca pretende investir em mão de obra especializada em baterias.

Ford Fusion (Foto Ilustrativa)

No Brasil

Enquanto isso no Brasil, a Ford anunciou o fim de sua produção há mais de um ano, ou seja, em janeiro de 2021. A montadora operava em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).
Por aqui, a empresa fechou as portas das fábricas alegando crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus. Por outro lado, a Ford afirmou um investimento de US$ 580 milhões na modernização da Fábrica General Pacheco, em Buenos Aires (Argentina) – unidade onde é produzida a picape Ranger.

Na Índia

Por fim, conforme divulgado pelo site Automotive Business, a Tata Motors assinou um acordo, no final do mês de julho, com a Ford a fim de adquirir a fábrica de trem de força instalada em Sanand (Índia)
A transação foi avaliada em cerca de US$ 91 milhões.
Para o “Wall Street Journal” a Ford declarou: ” a Ford passará a locar uma parte da fábrica para continuar produzindo motores, mas em menor escala. Nesse ponto a empresa norte-americana teve um comportamento diferente do que fez no Brasil.
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

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