Fábrica da Fiat também reduz produção por falta de chips

A Fábrica da Fiat reduziu a linha de produção, bem como a jornada de trabalho e salário dos funcionários devido a escassez de chips.

Mesmo já passado meio ano de 2022, vestígios da pandemia ainda persistem no setor automotivo e a escassez de chips ainda é motivo de dor de cabeça para as montadoras. E assim como aconteceu com a Volkswagen, a Fiat também reduziu a produção por falta do insumo. Confira os detalhes.

A Fábrica da Fiat reduziu a linha de produção, bem como a jornada de trabalho e salário dos funcionários devido a escassez de chips

A Fábrica da Fiat reduziu a linha de produção, bem como a jornada de trabalho e salário dos funcionários devido a escassez de chips (Foto: Divulgação)

Fábrica da Fiat coloca metade dos funcionários de férias e reduz produção por falta de chips

Mesmo com mais de dois anos de pandemia, alguns problemas ainda não foram sanados, como a falta de chips. O material usado na produção dos veículos está escasso desde o início da pandemia do corona vírus, e ainda não foi solucionado.

Diante desse cenário, assim como a Volkswagen anunciou recentemente a redução de produção, a Fiat, uma das marcas mais importantes dentro do grupo automotivo Stellantis, também anunciou redução em sua linha de produção, bem como férias coletivas para cerca de metade de seu atual quadro de funcionários.

Ao portal O Tempo, a montadora italiana afirmou que “A concessão de férias coletivas se destina a adequar o ritmo e volume de produção à disponibilidade de peças e insumos”.

De acordo com o apurado, aproximadamente 5,5 mil colaboradores estão paralisados. A ação iniciou no último dia 20 de junho, na unidade de Betim, em Minas Gerais, para os funcionários do setor de motores. Já para os colaboradores da linha de produção dos veículos, a redução de produção teve início dois dias depois.

A planta da montadora é a responsável por produzir modelos como a líder invicta de vendas desde o ano passada, a Strada, o hatch Argo, o SUV compacto Pulse e o furgão Fiorino.

Fiat foi uma das montadoras mais impactadas pela escassez de chips

No Brasil, a montadora italiana foi uma das que mais sofreu com a falta do componente automotivo. Para método de comparação, desde o ano passado, a nova Fiat Strada estava com um prazo de seis meses para a entrega após a compra.

A Fábrica da Fiat reduziu a linha de produção, bem como a jornada de trabalho e salário dos funcionários devido a escassez de chips

Strada chegou a ter prazo de 6 meses para entrega (Foto: Divulgação)

No entanto, a montadora não foi a única. A GM, por exemplo, também foi extremamente impactada. O Chevrolet Onix, carro de passeio mais vendido no mercado nacional por seis anos consecutivos perdeu o posto em 2021, devido a paralização de quase cinco meses.

Desde o seu retorno, o veículo não conseguiu reassumir a liderança, que atualmente pertence ao Hyundai HB20.

Tanto que, de forma mais recente, o modelo da Chevrolet sofreu alteração em seus equipamentos de série, perdendo importantes itens de conectividade, justamente como consequência da escassez dos chips.

Volkswagen reduzirá produção a partir do próximo mês

A partir de julho a linha de produção da Volkswagen também será impactada. Os funcionários da unidade de São Bernardo do Campo, ABC paulista, contarão com uma jornada reduzida de trabalho, que consequentemente, impactará os salários.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a jornada de trabalho será impactada em 24%, enquanto os salários serão reduzidos em 12%. A nova medida deve passar a vigorar a partir do sai 7 de julho.

A Fábrica da Fiat reduziu a linha de produção, bem como a jornada de trabalho e salário dos funcionários devido a escassez de chips

VW reduzirá produção a partir do dia 7 de julho (Foto: Divulgação)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nicole Santana
Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

ASSISTA AGORA