Extintor veicular pode voltar a ser obrigatório; entenda

Dois anos depois do fim da obrigatoriedade dos extintores de incêndio, um projeto de lei pode fazer com que o item volte a ser necessário.

Dois anos depois do fim da obrigatoriedade dos extintores de incêndio, um projeto de lei pode fazer com que o item volte a ser necessário. Tramita na Câmara dos Deputados em Brasília o PL 3404/15, do deputado Moses Rodrigues (PPS/CE). Ele já foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes, mas ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir para votação no Senado.

LEIA MAIS: Extintores de incêndio deixam de ser obrigatórios em carros de passeio

Takata declara falência após escândalo dos airbags mortais

Desde que o item deixou de ser obrigatório, a medida tem causado polêmica. Em 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou pelo uso facultativo dos extintores por entender que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio. Atualmente o item é exigido apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.

Caso seja aprovado, o projeto obrigará que o extintor do tipo ABC seja item de série em todos os veículos vendidos no País. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar sem equipamento de segurança obrigatório é infração grave, com multa de R$ 195,23 e retenção do veículo, além de cinco pontos na carteira.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

wpDiscuz
Sair da versão mobile