Exportações da Toyota disparam e superam números de 2019

A Toyota anunciou na última terça-feira (22) que suas exportações tiveram um aumento maior nos cinco primeiros meses de 2021. Entenda.

Apesar de ainda estarmos na pandemia da Covid-19, algumas marcas sinalizam melhoras em seus números. A Toyota, por exemplo, anunciou na última terça-feira (22)  que suas exportações tiveram um aumento maior nos cinco primeiros meses de 2021 do que o período em 2019. Até agora, foram exportados quase 25 mil veículos para países da América Latina e Caribe, segundo a mesma.

Exportações da Toyota em alta

Atualmente, são fabricados por aqui o Yaris, o Corolla e o Corolla Cross. Vale lembrar que toda a linha do compacto Etios deixou de ser vendido no Brasil em março de 2021, mas está na conta da montadora pois segue sendo exportado e produzido pela marca. Juntos, eles representaram um volume de exportações de 18% (24.320 unidades).

De acordo com a Toyota, dois motivos ajudaram ela a conquistar estes números. Um deles é o fortalecimento e manutenção das estruturas operacionais de Indaiatuba e Sumaré. Além disso, a empresa cita o posicionamento e oferta de um portfólio de produtos adequado ao cliente latino-americano. Lembrando que ela está presente em 22 países.

Toyota Corolla (Foto: Divulgação/Toyota do Brasil)

“Temos o desafio e o objetivo de reforçar nossas operações na América Latina e tornar Brasil e Argentina bases sólidas de , exportação para toda região, além de alcançar outros mercados. Por isso, é tão importante trabalharmos cada vez mais uma agenda de competitividade no país, termos a previsibilidade necessária para fazermos investimentos de longo prazo e, com isso, gerar mais empregos e renda e contribuir para o setor automotivo no Brasil e na Argentina”, afirma Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

Ranking entre os veículos

Apesar de não ser mais comercializado em em terras brasileiras, o Etios é ainda agrada muitos lá fora. Na Argentina, por exemplo, ele ainda está disponível nas configurações hatch e sedã. Não é a toa que ele lidera o ranking de carros exportados pela Toyota. Segundo a marca, quase 10 mil unidades enviadas a outros países.

Leia mais: Fábrica da BMW no Brasil alcança marca impressionante na produção

(Foto: Divulgação/Toyota)

Toyota Yaris (Foto: Divulgação//Toyota)

Agora, de acordo com dados divulgados pela Fenabrave, o Corolla é o carro mais vendido da marca aqui no Brasil. E é ele que está na segunda posição das exportações, com mais de cinco mil veículos entregues. O Yaris está fecha o pódio com mais de 4,5 mil.

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota do Brasil)

Fechando a lista está o Corolla Cross. Ele foi o grande lançamento da fabricante deste ano e terminou o mês passado entre os 50 veículos mais vendidos. Foram exportadas quatro mil unidades em três meses. Ou seja, as plantas localizadas no Brasil são as que mais exportam o SUV médio.

Por fim, vale lembrar que a gama da Toyota ainda conta com cinco veículos importados: a nova Hilux, os SUVs RAV4 e SW4 e os sedãs Prius e Camry.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile