Explorer faz 25 anos e ganha nova versão
Modelo ainda recebeu o motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros com potência de 280 cv
O Explorer está fazendo 25 anos e, para celebrar a data, a Ford iniciará no segundo semestre a venda da linha 2016, com novidades em design, motorização e tecnologias. Além disso, o SUV terá uma nova versão topo de linha, a Platinum, com requintes que incluem bancos dianteiros em couro Nirvana microperfurado com função de massagem, apliques de alumínio escovado e madeira na cabine e tela multifuncional de 10 polegadas.
Lançado em 1990, o veículo logo de cara agradou o público por conta de seu amplo espaço interno. Um quarto de século depois, ele se consolidou como um dos modelos mais vendidos nos Estados Unidos e no Canadá.
O Explorer 2016 traz frente e traseira redesenhadas, faróis e lanternas de LED, teto solar duplo e rodas de 18 polegadas (ou opcionais de 20 polegadas). O novo motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros com potência de 280 cv se junta ao V6 3.5 de 290 cv e ao V6 3.5 EcoBoost de duplo turbo com 365 cv – os dois últimos com transmissão automática SelectShift de seis marchas.
Quanto às tecnologias, elas incluem câmeras dianteira e traseira com lente grande angular e lavador, estacionamento automático perpendicular e entradas USB na dianteira e traseira para recarga de dispositivos móveis. O sistema de som é surround de 500 W da Sony.
A tampa do porta-malas pode ser aberta sem as mãos – basta passar o pé sob o para-choque, com a chave no bolso. As soluções para reduzir o arrasto aerodinâmico e economizar combustível incluem grade do radiador com fechamento ativo e cortinas de ar no para-choque. Outros recursos disponíveis são piloto automático adaptativo com alerta de colisão e assistência de frenagem, sistema de manutenção na faixa, alerta de pontos cegos e tráfego cruzado, farol alto automático e cintos de segurança traseiros infláveis.
O Explorer conta ainda com sistema de tração integral inteligente, que pode ser selecionado para quatro tipos de piso – normal, neve, areia ou lama – definindo a forma como o motor, a transmissão, os freios e a distribuição de torque vão operar para garantir o controle e a tração do veículo.
O site da Ford nos Estados Unidos informa que o SUV terá preços a partir de US$ 30.700. Ele não é vendido no Brasil.
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.