Existe carro ideal para trabalho? Veja como escolher o seu
Afinal, existe carro ideal para trabalho? Veja algumas dicas essenciais para escolher o modelo ideal para você e suas necessidades do dia a dia.
Como escolher o carro ideal para o trabalho? Essa escolha pode ser uma tarefa um pouco desafiadora, visto a variedade de modelos disponíveis e as diferentes necessidades de cada profissional.
Para te ajudar nessa decisão, nos do Garagem360 pedimos ajuda do Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
Como escolher o carro ideal para o trabalho?
Segundo Furtado, além do preço do veículo, é importante levar em consideração a economia, segurança, praticidade, entre outros pontos que garantem um uso contínuo e eficiente do veículo no dia a dia.
“Ter clareza sobre o uso do carro e sobre os custos recorrentes é fundamental para que o veículo realmente se torne um facilitador na rotina de trabalho, minimizando gastos e trazendo segurança no longo prazo”, ressalta Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos.
Consumo de combustível
O primeiro ponto é o consumo de combustível. Independente se você vai utilizar o carro para as tarefas do emprego ou só se deslocar de casa até o trabalho, o consumo é um dos pontos a serem questionados pelo comprador.
Aqui temos uma relação inversamente proporcional: quanto mais rápido e pesado for o veículo, maior seu consumo (na maioria dos casos). Enquanto, modelos 1.0 “mais fracos”, costumam ser mais econômicos.
“Um veículo que consome menos impacta diretamente o orçamento e ajuda a manter o controle das despesas, especialmente para quem passa muito tempo na estrada”, observa.
Espaço e conforto
Quem ou o que você vai transportar? Leve em consideração tudo o que precisar acomodar, materiais, equipamentos, etc.
“O conforto não é um luxo, é uma necessidade para quem está sempre ao volante”, comenta.
Baixa manutenção
Todo carro precisa de manutenção, isso é um fato que você não pode negar. No entanto, alguns procedimentos, como troca de óleo, revisões na concessionária, disponibilidade de peças, entre outros custos variam conforme modelo, marca, etc.
“Veículos que apresentam pouca necessidade de manutenção costumam se manter prontos para o trabalho, sem imprevistos, e isso se traduz em economia no longo prazo”, acrescenta.
Seguro acessível
Não ande sem seguro, pois é melhor pagar um pouquinho por mês e não usar, do que precisar um dia e não ter.
“Procurar um seguro que oferece proteção completa a um custo viável é um diferencial que assegura tranquilidade ao profissional, sabendo que seu investimento está protegido”, explica.
Durabilidade
Sabe aqueles optar por aqueles modelos conhecidos por “não quebrar fácil”? São esses que você tem que escolher, principalmente se o ritmo de trabalho for intenso.
“A durabilidade garante que o carro acompanhe o ritmo do proprietário, sem desgastes excessivos, e esteja sempre pronto para o trabalho”, destaca.
Tecnologia e segurança
Talvez não seja prioridade recursos tecnológicos, como multimídia, mas qualquer outra ferramenta que aumenta a segurança devem ser levadas em consideração. Veículos mais antigos ainda não contam com controle de tração e estabilidade, o que nos atuais é o mínimo de segurança.
Custo-benefício
Por fim, Furtado destaca a necessidade de avaliar o custo total do veículo antes de tomar sua decisão.
Para ele, um bom custo-benefício é aquele que se adapta ao orçamento do comprador, oferecendo economia, durabilidade e proteção no dia a dia.
Leia também:
5 dicas para escolher o melhor carro seminovo para você ainda em 2024
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.