Exclusiva: comprar um carro ou alugar? Saiba o que é mais vantajoso
Comprar um carro ou alugar um carro: veja o que compensa mais e comparativos com alguns modelos, como Hyundai HB20
A expressiva alta no preço dos veículos 0km no último ano fez quem estivesse planejando comprar um carro recuar um pouco e considerar outras opção. Entre essas, desponta a alternativa da locação de carro por assinatura, seja em base mensal ou pelo sistema on demand – no qual é possível usar modelos variados com pagamento por hora.
De acordo com levantamento feito pela Turbi, empresa de tecnologia de locação de veículos 100% digital, a melhor opção pode variar e muito, interferindo na decisão de compra.
Comprar um carro ou alugar? Veja os comparativos com alguns modelos
Comparação compra x locação do HB20 Hatch Style
A empresa divulgou um estudo de viabilidade, no qual foram levados em consideração dois fatores: os modelos de carros e a média de uso dos veículos por parte dos proprietários.
De acordo com levantamento divulgado no Summit Mobilidade Urbana 2019, uma pessoa deixa, em média, seu carro parado na garagem por aproximadamente 80% do tempo durante o dia. Em muitos casos, é antieconômico manter um veículo em casa, devido aos seus elevados custos fixos, como impostos, custo de capital e de manutenção.
A vantagem para quem usa uma plataforma como a da Turbi é poder pagar pelo uso do carro apenas quando ele for necessário. O motorista não precisa se preocupar com as burocracias de ter um carro próprio, como pagar impostos, fazer manutenção, entre outras coisas.
“Além disso,tem a opção de escolher o veículo que mais se adequa à situação – seja um hatch mais acessível, o espaço de um sedan, o conforto de um SUV ou a experiência de um Mini Cooper”, analisa o CEO da Turbi, Diego Lira.
Segundo o levantamento, considerando um HB20 Hatch Style 1.6 automático 0km, com preço aproximado de R$ 99.000, o gasto mensal com esse tipo de veículo, considerando compra financiada, pode chegar a bem mais de R$ 3.000 por mês, na média de dois anos de uso.
Valor estudo leva em consideração a revenda do carro
O valor estudo leva em consideração a revenda do carro e possíveis acréscimos das variáveis de reajustes de IPVA, seguro, licenciamento, DPVAT, manutenção e combustível – além do modelo de financiamento adotado pelo comprador. Alugando um carro nos moldes que a Turbi atua, o valor fica em torno de R$ 2.340.
A Turbi tem veículos nas cidades paulistas de São Paulo, Guarulhos, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Osasco, Barueri e Taboão da Serra, com estacionamentos funcionando 24h por dia, durante os sete dias da semana.
A vantagem é que o motorista pode locar o veículo por um mês, por exemplo, e depois desse período pode continuar com ele sem precisar renovar o aluguel. Ao passar do período contratado, ele começa a pagar pelas horas adicionais, que são mais baratas do que as horas normais. Caso o usuário não precise do carro por um longo período, ele pode devolvê-lo e depois alugar novamente, sem pagar pelo período que não vai utilizá-lo.
Montadoras aderiram ao negócios de carro por assinatura
Grandes marcas como Audi, Caoa Chery, Fiat, Ford, Jeep, Mitsubishi, Renault, Toyota e Volkswagen já aderiram ao negócio de locação de veículos no Brasil.
Audi
O programa chamado de Audi Luxury Signature é, por enquanto, o único para o segmento de luxo disponível no País. O serviço funciona apenas na cidade de São Paulo e estão à disposição dos interessados os seguintes carros: A6 Sedan, Q8 e e-tron Sportback, e-tron SUV.
Caoa Chery: comprar um carro ou alugar?
A Caoa Chery tem o sistema Sempre, que disponibiliza os SUVs Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8, além do sedã Arrizo 6. É possível fazer contratos de 12 ou 24 meses. No primeiro é possível escolher entre 1.000 km, 1.500 km, 2.000 km e 2.500 km. Para quem opta por contratos de dois anos a disponibilidade é de 1.000 km ou 1.500 km.
A Ford oferece o serviço Ford Go, por contrato de 12 meses com franquia de 1.000, 2.000 ou 3.000 km/mês. Estão disponíveis todas as versões da picape Ranger e o SUV Territory Titanium Turbo Ecoboost.
Mitsubishi
O MIT é o serviço de aluguel de carros por assinatura da Mitsubishi, lançado no ano passado. Estão disponíveis sete modelos da montadora: Pajero Sport, Outlander, Eclipse Cross, Outlander Sport, L200 Triton Sport, L200 Triton Outdoor e L200 Triton Savana. Os contratos podem ter quilometragem de 1.000 a 2.000 km/mês e prazos de assinatura de 12 a 36 meses.
Renault
O Renault On Demand inclui assistência 24 horas com carro reserva, manutenção preventiva e corretiva, seguro e documentação. Os contratos podem ter 12, 18 ou 24 meses. Nos planos de 12 e 18 meses, há opções de 1.000 km, 1.500 km ou 2.000 km por mês. No plano de 24 meses, as opções são de 1.000 km e 1.500 km.
Há ainda uma opção Smart com 20 meses e quilometragem reduzida – até 500 km no mês. Os carros são o Kwid (Zen ou Outsider), Sandero Stepway 1.6 CVT e Duster Iconic 1.6 CVT.
Stellantis: comprar um carro ou alugar?
O serviço da Stellantis, denominado Flua!, disponibiliza modelos das marcas Fiat e Jeep. Da Fiat estão disponíveis Argo, Cronos, Grand Siena, Strada, Toro, Fiorino, Doblò e Ducato. No caso da Jeep são quatro opções, uma do Renegade (Longitude 1.8 AT) e três do Compass (Longitude, Limited Diesel e Trailhawk Diesel). O Renegade é apenas flexível, enquanto o Compass tem também a versão turbodiesel.
Toyota
A Toyota foi pioneira entre as montadoras, ao lançar o serviço de aluguel de carros em 2019. Inicialmente chamado de Toyota Mobility Services, o serviço foi rebatizado como Kinto Share. Os modelos disponíveis são Yaris Hatchback 1.5 XL CVT, Corolla Hybrid, Corolla 2.0 GLI CVT, Corolla Cross Hybid, Corolla Cross 2.0 CVT, SW4 SRX e Hilux DSL STD MT. Os contratos de locação partem de 12 meses.
Volkswagen
A Volkswagen tem o Sign&Drive, com planos de 12 ou 24 meses. Os carros disponíveis são o T-Cross com motor 1.0 (Comfortline) ou 1.4 (Highline), o Nivus Highline e o Jetta 1.4 Comfortline e o Tiguan Allspace Comfortline. O limite de quilometragem para todos os modelos é de 1.800 km por mês. Como os demais serviços, tem documentação, seguro e assistência 24 horas.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.