Evite problemas para receber a indenização do seguro
Não mentir no preenchimento do perfil e ler o manual da apólice com atenção são ações fundamentais
Como já dissemos aqui no Garagem 360, é fundamental a contratação de boas corretoras e seguradoras para evitar dor de cabeça em caso de roubo, furto e acidentes com o veículo. Mas, além disso, importantíssimo ficar atento às ações que podem gerar problemas com a indenização.
Em primeiro lugar, não se deve nunca mentir ou omitir informações no preenchimento do perfil, pois, em um sinistro, se descobrir qualquer irregularidade, a empresa certamente negará o pagamento. Além disso, após acionar o seguro é fundamental relatar informações verdadeiras sobre o ocorrido, que serão confirmadas por meio de avaliações.
O consumidor tem ainda de realizar uma leitura atenta do manual da apólice, observando as condições gerais e especiais, inclusive para os riscos cobertos e excluídos, ficando ciente do que será ou não indenizado. Por exemplo, se o motorista estiver alcoolizado e se envolver em um acidente, é fato que perderá o direito ao prêmio.
Segundo Luciano Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros, de São Paulo, durante a contratação do produto também é fundamental deixar claro quem serão os condutores do automóvel, já que a empresa pode negar o pagamento se o envolvido em algum problema não estiver mencionado no contrato.
Outras situações
O cliente também pode ter problemas com as modificações realizadas no carro. Isso porque a maioria das seguradoras solicita que toda e qualquer alteração seja comunicada e comprovada por meio de vistoria – processo no qual a companhia irá analisar se aceita ou não as mudanças. “Um exemplo disso são os veículos rebaixados, que não possuem cobertura nas apólices”, explica Cardoso.
De acordo com Elaine Salomão, proprietária da Salomão Corretora de Seguros, de São Bernardo do Campo, o que também pode comprometer o pagamento do seguro são as enchentes. “Se a situação tiver sido agravada pelo motorista, ou seja, se ele viu que o local estava alagado e ainda assim passou com o carro, é bem provável que não recebe nada.” E ela acrescenta: “A segurado identificará se isso ocorreu fazendo uma análise no motor”, explica.
Incêndio e colisão
Em caso de incêndio ou colisão, inclusive as que envolvem terceiros, a empresa apenas ressarcirá o valor do veículo se no produto contrato constar essa cláusula. Aliás, isso vale para todas as situações, já que a indenização depende fundamentalmente do tipo de cobertura adquirida.