Evite multas no Rio: o guia completo das novas regras para transporte de motos
A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou novas regras para entregadores de moto. Saiba o que muda, punições e como evitar multas.
As novas regras para entrega e transporte de motos no Rio de Janeiro já estão valendo, e quem trabalha com aplicativos precisa ficar atento para não sofrer penalidades que vão de suspensão até o descadastramento da plataforma. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes sobre a mudança!
Quais são as novas regras para entrega e transporte de motos no Rio?
A principal mudança é a criação do Programa de Monitoramento de Direção Segura. Conforme publicado no Diário Oficial do Municípionesta quinta-feira (16), as próprias plataformas de entrega e transporte, como iFood e 99, serão responsáveis por fiscalizar a conduta de seus parceiros por meio de tecnologia.
Os aplicativos terão que registrar o histórico de cada entregador, exigindo uma pontuação mínima de direção segura. Para estar em dia, será necessário que o condutor realize pelo menos 60% de suas corridas nos últimos 30 dias sem apresentar comportamentos de risco. As plataformas têm 45 dias para se adaptar às novas exigências.
O que será considerado comportamento de risco?
As regras são claras e focam em infrações comuns que causam acidentes. A princípio, os aplicativos deverão monitorar e punir quem cometer as seguintes irregularidades:
- Excesso de velocidade: pilotar 10% acima do limite permitido na via.
- Manobras perigosas: realizar conversões proibidas ou “costurar” entre os carros.
- Mudanças bruscas de faixa: trocar de pista de forma repentina e sem sinalização.
- Trânsito em locais proibidos: andar na contramão, em calçadas, ciclovias ou áreas exclusivas para pedestres.
E se eu não cumprir as regras?
Quem não seguir as novas diretrizes estará sujeito a penalidades progressivas. A primeira ocorrência pode gerar a obrigação de fazer um curso de conscientização. Em caso de reincidência, o entregador pode ser suspenso temporariamente por 5, 10 e até 30 dias.
Enfim, a insistência no comportamento de risco levará ao descadastramento definitivo da plataforma.
Cidade ganhará 12 pontos de apoio para motociclistas
Além da fiscalização mais rígida, a prefeitura anunciou uma boa notícia para a categoria. Em parceria com a iniciativa privada, serão criadas 12 bases de apoio para motociclistas e ciclistas profissionais. Segundo a , o primeiro ponto já foi inaugurado em Botafogo, sob o Viaduto Pedro Álvares Cabral.
A estrutura, fruto de uma parceria com a empresa 99, conta com contêineres climatizados, banheiros, refeitório, local para descanso e vagas para estacionar motos e bicicletas. Outros pontos serão instalados em bairros como Maracanã, Barra da Tijuca, Bangu, Madureira e Campo Grande.
E você, o que achou das novas regras e dos pontos de apoio? Acredita que a medida vai trazer mais segurança para o trânsito do Rio? Comente aqui!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.