Evasão de pedágio: veja preço da multa e mais consequências

Evasão de pedágio. Veja o que acontece com que passa o pedágio sem pagar.

Furar a cancela do pedágio pode ser tentador, mas as consequências são bem mais sérias do que se imagina. A evasão de pedágio é considerada uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pode gerar multas, pontos na CNH e até mesmo a retenção do veículo. 

O que é evasão de pedágio?

Evasão de pedágio é o ato de passar por uma praça de pedágio sem efetuar o pagamento da tarifa, seja forçando a passagem ou aproveitando-se de alguma brecha no sistema. Geralmente, o condutor passa pela cabine em alta velocidade ou passa muito próximo do carro da frente.

Veja o que diz o art. 209A do CTB:

 

Evadir-se da cobrança pelo uso de rodovias e vias urbanas para não efetuar o seu pagamento, ou deixar de efetuá-lo na forma estabelecida: (Incluído pela Lei nº 14.157, de 2021)

Infração – grave;

Penalidade – multa.

 

O que acontece quando passa o pedágio sem pagar? 

  • Multa – o valor da multa para quem furar o pedágio é de R$ 195,23.
  • Pontos na CNH – são 5 pontos na CNH. 
  • Danos ao veículos – a tentativa de forçar a passagem pode danificar o veículo. 

Como evitar a evasão de pedágio?

O ideal é planejar o trajeto, verificando as rotas e os valores do pedágios antes de iniciar a viagem. Tenha sempre o dinheiro em mãos ou utilize o sistema de pagamento automático, como tags ou aplicativos que facilitam a passagem e evitam filas. 

Também é importante respeitar a sinalização e seguir as orientações das placas e dos funcionários da concessionária.

Passei no pedágio sem pagar e agora?

Se você já cometeu a infração, o ideal é regularizar a situação o mais rápido possível. Dependendo da concessionária, basta fazer o pagamento, daí a necessidade de entrar em contato com a concessionária para obter orientações de como proceder.

É possível recorrer da multa por evasão de pedágio?

Sim, é possível recorrer da multa por evasão de pedágio. A notificação de autuação é enviada para o endereço do proprietário do veículo, que pode, por exemplo, indicar outro infrator ou entrar com o recurso. 

No entanto, o sucesso do recurso vai depender das especificidades de cada caso. Recomendamos buscar orientação jurídica para analisar a possibilidade de defesa. 

E você? Já recebeu alguma multa por evasão de pedágio? Conte para nós o que aconteceu nos comentários.

Leia também:

Pedágio Free flow em SP – levantamento mostra que é possível economizar até 52%.

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile