Europa estabelece data para banir carros a combustão

Para evitar a emissão de gases poluentes na atmosfera e tornar o planeta mais sustentável, é necessário que os governos tomam providências. Incentivar o uso de tecnologias alternativas em automóveis é uma delas. Pensando nisso, alguns países já estão começando a se planejar para banir veículos movidos a combustão. Na última quarta-feira (14), a Comissão Europeia anunciou que eles serão banidos nos países do bloco a partir de 2035.

Europa estabelece data para banir carros a combustão

De acordo com a Reuters, uma reunião foi realizada entre os 27 membros do União Europeia para traçar alguns planos ligados a um clima mais sustentável. Essa meta relacionada ao trânsito de veículos tem como objetivo a redução total das emissões de CO2 nos próximos anos. Usando como base os números deste ano, eles procuram reduzir 55% até 2030 do nível médio de missões. Em 2050, elas devem ser neutras.

Comissão Europeia
Foto: Divulgação/BMW

Com o aumento da oferta de carros elétricos, os governos locais já começam a se preparar para o futuro. Esse crescimento também é visto no número de vendas. Na Alemanha, por exemplo, a comercialização de carros elétricos cresceu 207%. Os dados são do Boston Consulting Group.

Do mesmo modo, algumas marcas já possuem planos de investimentos na área. Além disso, as mesmas já sabem quando passarão a vender apenas veículos elétricos e apresentam propostas otimistas.

Foto: Divulgação/Volkswagen

A Audi, por exemplo, pretende realizar seu último lançamento de carro movido a combustão em 2026. Já a Volkswagen diz que quase 100% dos veículos vendidos pelas marcas do grupo terão que ter emissão zero em 2040. Enquanto isso, alguns países do continente, como a França, já falaram abertamente sobre o assunto anteriormente.

Infraestrutura

Comissão Europeia
Foto: pixabay.com

Outro ponto discutido foi a infraestrutura. Para o uso perfeito dos carros elétricos, cidades e estradas precisam se adaptar e oferecer estações de recarga dos veículos. Pensando nisso, a Comissão Europeia pretende investir cerca de 120 milhões de euros para que os países a instalarem postos públicos e privados de recarga até o 2040.

Comissão Europeia
Foto: Divulgação/Renault

As viagens com carros elétricos também prometem ser mais comuns. Para isso, as praças para recarregar baterias terão que estar localizadas a cada 60 km. Já para abastecer os veículos movidos a hidrogênio terão uma diferença de 150 km uma das outras. Todas as propostas aqui apresentadas ainda precisam ser votadas e aprovadas por todos os representantes.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar