Euro NCap anuncia protocolos mais rígidos para testes de colisão

O Euro NCap, entidade que monitora a segurança dos veículos vendidos na Europa, acaba de lançar o “Visão 2030”, novo protocolo que torna os testes de segurança mais rígidos; veja o que muda.

Euro NCap terá novo protocolo para realizar os testes de segurança dos automóveis vendidos na Europa (Foto: Divulgação)

Euro NCap torna os testes de segurança veicular mais rígidos

O Euro NCap, entidade que testa o nível de segurança dos veículos vendidos no mercado europeu, anunciou o protocolo “Visão 2030”. Trata-se de um plano para tornar os testes de colisão mais rígidos, com a intenção que aprimorar a segurança dos veículos.

Refletindo os contínuos processos de atualização no segmento automotivo, o protocolo tende a incentivar o uso de tecnologias de direção assistida e automatizada.

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As quatro áreas principais da avaliação do Euro NCap, em vigor desde 2009, agora serão ajustadas para quatro fases distintas em um possível evento de colisão: Condução Segura; Prevenção de acidentes; Proteção contra choques; e Segurança Pós-Acidente.

Essa mudança entrará em vigor a partir de 2026, com o Euro NCap adotando um ciclo de atualização e transição de protocolo de três anos. Até 2030, o programa atualizado deverá estar implementado por completo.

Mudanças entrarão em vigor a partir de 2026, com fase de transição até 2030 (Foto: Divulgação)

As principais mudanças no Euro NCap até 2030

  • Teste e avaliação de sistemas de apoio ao motorista assistido e automatizado;
  • Avaliação da tecnologia que monitora o comprometimento do motorista e a distração cognitiva;
  • Requisitos para melhorar ainda mais a eficácia no mundo real da tecnologia de assistência à velocidade;
  • Testes de segurança ativa que simulam mais de perto ambientes rodoviários reais e examinam o design de interação homem-máquina, garantindo sistemas de assistência ao motorista mais eficientes;
  • Teste e avaliação das funções de segurança habilitadas pela comunicação V2V, V2I e V2X;
  • Testes de segurança passiva que dão maior enfoque à igualdade de gênero e ao envelhecimento de condutores/ocupantes;
  • Avaliação do risco de incêndio e fuga térmica em veículos elétricos e informações aprimoradas para primeiros e segundos socorristas;
  • Promover as melhores práticas em segurança veicular e acesso a dados.

“Os carros estão se tornando mais avançados à medida que os fabricantes trabalham em direção ao objetivo de veículos autônomos e conectados. Ainda não estamos vivendo em uma era de carros totalmente autônomos, mas as tecnologias de apoio à direção estão se tornando difundidas. Dada a importância dessas tecnologias de direção assistida e automatizada, o Euro NCap adotará uma abordagem de penalidade/recompensa para carros que oferecem esses sistemas”, diz o secretário do Euro NCap, Michiel van Ratingen.

Protocolo tem a intenção de incentivar a aplicação de assistentes de condução pelas montadoras (Foto: Divulgação)
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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