Etapa Sul do Baja SAE Brasil vai acontecer em Gravataí (RS)

Competição reunirá mais de 400 universitários entre os dias 20 e 22 de novembro

Estudantes de engenharia do Paraná, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e de Mato Grosso do Sul já estão preparando os seus veículos para enfrentar a Etapa Sul 2015 da Competição Baja SAE, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de novembro em Gravataí, no Rio Grande do Sul. O torneio será uma etapa preparatória para a Baja SAE Brasil – Petrobras, competição nacional que representa importante palco para novos talentos da engenharia automotiva brasileira.

Foram 24 equipes inscritas na Etapa Sul, sendo 10 do Rio Grande do Sul, oito do Paraná, cinco de Santa Catarina e uma do Mato Grosso do Sul – que, ao todo, somam mais de 400 estudantes de engenharia. Na competição, as equipes submeterão seus carros à provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes e engenheiros da indústria da mobilidade.

A programação terá início no dia 20, com as apresentações orais dos projetos. No dia 21, os carros passarão por avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que irão testar a suspensão, a capacidade de tração, a aceleração e a dirigibilidade. No dia 22 acontecerá o enduro de resistência – prova mais esperada da competição –, com três horas de duração.

No ano passado, a equipe UDESC Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina, foi a vencedora da competição regional, disputada por 19 equipes de 24 inscritas.

Carros

5203_0
Todos os protótipos devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 cv, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

“Desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, é o grande objetivo dos programas estudantis da SAE Brasil”, ressalta o engenheiro Frank Sowade, presidente da entidae.

Nacional

A Etapa Sul constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo. O evento contará com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.

Além da Etapa Sul, durante o ano, a Baja SAE realiza mais duas competições preparatórias para a Baja Brasil – Petrobras: a Etapa Sudeste, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo; e a Etapa Nordeste, entre os dias 6 a 8 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar