Trinta carros participarão da etapa Sudeste do Baja SAE
Universitários de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo já estão se preparando para colocar na pista os 30 carros off-road para a Etapa Sudeste 2016 da Competição Baja SAE. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de setembro, na Escola de Engenharia de Piracicaba, em Piracicaba, no interior de São Paulo.
A competição tem 30 equipes – 12 de São Paulo, 11 de Minas Gerais, quatro do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo – inscritas, que somam 600 universitários de engenharia. As provas terão início no dia 17, com as avaliações de segurança, motor, conforto e frenagem, além da apresentação teórica dos projetos e testes dinâmicos para avaliar suspensão, capacidade de tração e dirigibilidade. No dia 18 será a vez do enduro de resistência, realizado em terreno acidentado e com três horas de duração.
Além da Etapa Sudeste, a SAE BRASIL realiza durante o ano mais duas competições regionais, que são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL: a Etapa Nordeste, de 4 a 6 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia; e a Etapa Sul, de 18 a 20 de novembro, na Universidade Federal de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Carros
Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 cavalos, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que ainda precisam a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Data: 17 e 18 de setembro
Horário: das 8h às 18h (sábado); das 10h às 13h (domingo) [/info_box]