Estudo revela que tecnologia semiautônoma tem peso na hora da compra de um carro

Projeto está sendo realizado pela Ford em 22 países da Europa e tem o objetivo de conhecer melhor os consumidores da marca 

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Assistente de estacionamento automático é o recurso preferido dos consumidores da marca | Foto: Divulgação

A Ford Europa preparou um estudo para conhecer melhor a opinião de seus clientes na hora de realizarem uma compra. Chamado de “Ford Car Buying Trends 2015”, o trabalho de pesquisa mostrou avanço na aceitação dos motoristas por sistemas de estacionamento automático e de frenagem, as chamas tecnologias semiautonômas.

A pesquisa foi feita em 22 países do continente europeu e, apesar da diversidade de cultura e comportamentos entre eles, ela relevou aumento significativo na procura por esse tipo de recursos. Segundo a montadora norte-americana, os resultados abrem caminho para outras inovações.

“Nós vemos uma procura crescente por recursos que aliviam o estresse de dirigir e tornam essa experiência mais agradável.”, diz Roelant de Waard, vice-presidente de marketing, vendas e serviço da Ford Europa.

De acordo com as análises, o equipamento queridinho do público é o recurso de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares. O mecanismo está presente em 30% dos carros vendidos pela Ford. Além dele, o assistente de permanência na faixa, presente no Brasil com o Fusion, é outra tecnologia que também está em ascensão.

No relatório ainda consta a conectividade SYNC com comandos de voz para telefone, som e outras funções como uma das mais procuradas, o que fez a Ford implantá-la em 78% dos automóveis que saem de sua fábricas.

Rodrigo LoureiroRodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.
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