Estudo revela que filtro de ar esportivo não aumenta a potência do carro
O filtro de ar esportivo tem como principal objetivo aumentar a potência do motor, já que, em tese, enriquece a mistura entre ar e combustível.
O filtro de ar esportivo tem como principal objetivo aumentar a potência do motor, já que, em tese, enriquece a mistura entre ar e combustível. Por ter um preço relativamente baixo (é possível encontrar modelos na casa dos R$ 200), ele costuma ser bastante utilizado por quem deseja melhorar a performance sem grandes investimentos. Entretanto, um estudo realizado pelo Centro Universitário Newton Paiva revelou que a instalação apenas da peça não promove nenhum aumento de potência e torque do motor.
Filtro de ar esportivo: potência
Orientados pelo engenheiro mecânico e professor Luiz Brant, os alunos Lucas Costa Fagundes e Raylan Rodrigues utilizaram o estudo em seu trabalho de conclusão de curso. Nos testes, que foram realizados em um carro de passeio convencional, embora o filtro esportivo realmente permita que mais ar passe, a central eletrônica do veículo corrige o fluxo, fechando a borboleta do motor.
“A central é programada de fábrica para permitir um determinado volume de ar específico. É ela quem controla isso, por isso há essa limitação, para garantir que o veículo tenha a potência informada e emita a quantidade correta de gases poluentes”, explica Luiz.
Segundo o professor, essa limitação ocorre apenas nos carros com injeção eletrônica. “Em um carro com carburador é diferente. Basta apenas realizar um ajuste nele, que é bem simples de ser feito, para que o filtro ajude a liberar mais potência”, conta o professor.
Ajustes na central
Entretanto, o filtro de ar esportivo não é o vilão da história. Ele até cumpre seu papel, conforme o experimento atestou. É a central eletrônica a responsável pelo não enriquecimento da mistura, fechando a borboleta e evitando que a maior quantidade de ar entre na câmara de combustão.
Para solucionar este problema, Luiz aponta duas soluções: investir em uma reprogramação ou em uma central esportiva. “Com a programação alterada, a central de fábrica permite que haja um ganho de desempenho. Uma nova, com perfil esportivo, também permite que seja feita a calibragem de acordo com a performance desejada”, diz.
“Não existe milagre. O filtro esportivo permite uma passagem de ar maior, com ganhos entre 40 e 60%, mas sozinho não resolve”, finaliza Luiz.
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E já que o assunto é sobre potência, confira na galeria quais são os carros nacionais mais potentes dos últimos anos.
- 1- BMW X5 M50d – 400 cv |Foto: Divulgação
- 1- BMW X5 M50d – 400 cv |Foto: Divulgação
- 2- BMW X3 M40i – 360 cv |Foto: Divulgação
- 2- BMW X3 M40i – 360 cv |Foto: Divulgação
- 3- BMW X4 M40i – 353 cv |Foto: Divulgação
- 3- BMW X4 M40i – 353 cv |Foto: Divulgação
- 4- Chevrolet Trailblazer 3.6 V6 – 277 cv |Foto: Divulgação
- 4- Chevrolet Trailblazer 3.6 V6 – 277 cv |Foto: Divulgação
- 5- BMW Série 3 330i M Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 5- BMW Série 3 330i M Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 6- Mercedes-Benz C300 Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 6- Mercedes-Benz C300 Sport – 258 cv |Foto: Divulgação
- 7- Land Rover Discovery Sport 2.0 Flex – 240 cv |Foto: Divulgação
- 7- Land Rover Discovery Sport 2.0 Flex – 240 cv |Foto: Divulgação
- 8- BMW X1 xDrive25i – 231 cv |Foto: Divulgação
- 8- BMW X1 xDrive25i – 231 cv |Foto: Divulgação
- 9- VW Golf GTI – 230 cv |Foto: Divulgação
- 9- VW Golf GTI – 230 cv |Foto: Divulgação
- 10- Audi A3 Sedan 2.0 TFSI – 220 cv |Foto: Divulgação
- 10- Audi A3 Sedan 2.0 TFSI – 220 cv |Foto: Divulgação
- 11- Chevrolet S10 2.5 Flex – 200 cv |Foto: Divulgação
- 11- Chevrolet S10 2.5 Flex – 200 cv |Foto: Divulgação
- Troller T4 – 200 cv |Foto: Divulgação
- roller T4 |Foto: Divulgação
- 3- Mitsubishi L200 Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 3- Mitsubishi L200 Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 14- Mitsubishi Pajero Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 14- Mitsubishi Pajero Sport – 190 cv |Foto: Divulgação
- 15- Fiat Toro 2.4 – 186 cv |Foto: Divulgação
- 15- Fiat Toro 2.4 – 186 cv |Foto: Divulgação
- 16- Hyundai New Tucson – 177 cv |Foto: Divulgação
- 16- Hyundai New Tucson – 177 cv |Foto: Divulgação
- 17- Ford EcoSport 2.0 – 176 cv |Foto: Divulgação
- 17- Ford EcoSport 2.0 – 176 cv |Foto: Divulgação
- 18- Honda Civic Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 18- Honda Civic Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 19- Honda HR-V Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 19- Honda HR-V Touring – 173 cv |Foto: Divulgação
- 20- Jeep Compass 2.0 diesel – 170 cv |Foto: Divulgação
- 20- Jeep Compass 2.0 diesel – 170 cv |Foto: Divulgação
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.