Estudo revela dado IMPRESSIONANTE sobre carros elétricos

Os carros elétricos apresentam uma redução entre 64% e 67% das emissões de gases do efeito estufa em comparação aos veículos tradicionais à combustão.

É o que mostra o estudo Comparação das emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida de carros de passeio a combustão e elétricos no Brasil do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil).

Carros elétricos são realmente mais eficientes? - Foto: Divulgação

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A ICCT analisou e avaliou as emissões dos gases de efeito estufa (GEE) e constatou que:

Veículos abastecidos somente com etanol apresentaram emissões 32% menores em comparação aos carros flex cuja média foi de ⅓ de etanol e ⅔ de gasolina.

Veículos 100% elétricos a bateria (BEV) mostram uma redução de 64% a 67% nas emissões de gases de efeito estufa.

“Em comparação à gasolina, o etanol conta com redução de emissões em veículos, porém é importante observar que essas emissões continuam sendo muito superiores àquelas associadas aos veículos elétricos”, diz o estudo. 

A publicação recomenda que a frota que já circula no país adote o etanol, uma vez que 90% dela é constituída por veículos flex.

O estudo também ressalta que é necessário aumentar a frota de eletrificados no país, visto que pequenas reduções nas emissões em relação aos veículos flex atuais são insuficientes para cumprir as metas climáticas do Brasil.

Atualmente, 30% dos gases do efeito estufa são provenientes dos automóveis. Para adequar o setor de transporte com as metas de emissões líquidas zero, é necessária uma transição mais forte para veículos 100% elétricos.

Aumento na frota de elétricos ameaçada

Se de um lado há estudos que mostram a eficiência dos carros elétricos, do outro está o governo que parece não querer ajudar.

BYD é um dos carros elétricos mais interessantes no país - Foto: Nicole Santana/ Garagem 360
BYD é um dos carros elétricos mais interessantes no país  – Foto: Nicole Santana/ Garagem 360 

Primeiro, há um duro golpe nas importações, que atualmente conta com taxa zero. O governo federal já demonstrou-se favorável a tributar os eletrificados que vem de fora. 

“A isenção de Imposto de Importação para veículos elétricos será extinta pelo governo e subirá gradualmente ao longo de três anos até atingir uma alíquota de 35%”, disse a Reuters, Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). 

Os governos estaduais seguem a mesma pegada contra a eletrificação. Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas vetou trechos do projeto de isenção de IPVA para carros elétricos no estado.

Em contrapartida, apresentou um projeto que privilegia só híbridos flex.

O que nos resta é apelar para as chinesas, sobretudo as que estão nacionalizando a produção: GWM e BYD, podendo tornar os carros elétricos mais acessíveis.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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