Estudo mostra que sinalização para pedestres e ciclistas é escassa no Brasil

Notícias 27 de abril de 2015 Rodrigo Loureiro 0

Entre as capitais, Curitiba (PR) é a que obteve a melhor nota; Manaus (AM) foi a última colocada

O relatório final da campanha Sinalize, criada pela empresa Mobilize Brasil, foi divulgado na última quinta-feira (dia 24) e apontou que o Brasil ainda é um país deficiente quando o assunto é sinalização para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo. De acordo com os resultados, Curitiba, no Paraná, foi a capital que conquistou a melhor nota, atingindo 5,4 pontos de 10 possíveis. Em último lugar ficou Manaus, no Amazonas, com nota 0,7.

Desenvolvido entre junho de 2014 e março de 2015, o estudo avaliou os mecanismos de sinalização – ou a falta deles – em 30 cidades de 17 estados brasileiros. Ao todo foram realizadas 419 avaliações que consistiam em atribuir notas para o que os voluntários do programa encontraram nas ruas. O relatório deixa claro que o artifício ainda é precário no Brasil, já que na média o país ficou com nota geral 3.0.

Publicado no site da organização, os resultados são exibidos em um infográfico, assim como soluções para os problemas encontrados. As leis de trânsito referentes à sinalização e os números de telefone para denunciar o descaso com semáforos e placas também são encontrados no relatório final.

Concluída a fase de pesquisa, agora o documento deverá ser encaminhado para gestores públicos e também aos prefeitos dos municípios. Além disso, o ele estará disponível publicamente para quem quiser saber mais sobre o assunto.

infografico
Fonte: Mobilize Brasil