Estudo mostra que sinalização para pedestres e ciclistas é escassa no Brasil

Entre as capitais, Curitiba (PR) é a que obteve a melhor nota; Manaus (AM) foi a última colocada

O relatório final da campanha Sinalize, criada pela empresa Mobilize Brasil, foi divulgado na última quinta-feira (dia 24) e apontou que o Brasil ainda é um país deficiente quando o assunto é sinalização para pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo. De acordo com os resultados, Curitiba, no Paraná, foi a capital que conquistou a melhor nota, atingindo 5,4 pontos de 10 possíveis. Em último lugar ficou Manaus, no Amazonas, com nota 0,7.

Desenvolvido entre junho de 2014 e março de 2015, o estudo avaliou os mecanismos de sinalização – ou a falta deles – em 30 cidades de 17 estados brasileiros. Ao todo foram realizadas 419 avaliações que consistiam em atribuir notas para o que os voluntários do programa encontraram nas ruas. O relatório deixa claro que o artifício ainda é precário no Brasil, já que na média o país ficou com nota geral 3.0.

Publicado no site da organização, os resultados são exibidos em um infográfico, assim como soluções para os problemas encontrados. As leis de trânsito referentes à sinalização e os números de telefone para denunciar o descaso com semáforos e placas também são encontrados no relatório final.

Concluída a fase de pesquisa, agora o documento deverá ser encaminhado para gestores públicos e também aos prefeitos dos municípios. Além disso, o ele estará disponível publicamente para quem quiser saber mais sobre o assunto.

infografico

Fonte: Mobilize Brasil

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA