Estudo mostra principais dificuldades na hora de comprar carros PcD
Estudo mostra que poucas pessoas conhecem das regras e benefícios para a compra de carros PcD. Veja os dados sobre o assunto!
Estudo mostra que que 55% das pessoas não conhecem as regras para compra de carros adaptados ou simplesmente nem sequer sabem dos benefícios. Confira mais informações sobre o assunto, como as principais dificuldades para comprar carros PcD.
Estudo revela que poucas pessoas conhecem as regras para aquisição de carros PcD
Um estudo inédito realizado pelo Webmotors Autoinsights – hub de notícias, dados e informações sobre o mercado automotivo – revelou que 55% das pessoas entrevistadas desconhecem as regras para aquisição de veículos e 30% nem sequer sabiam da existência de benefícios na compra para Pessoas com Deficiência (PcDs).
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro com quase 4 mil usuários da da plataforma de compra e venda de veículos, sendo que 41% (1.027) tinham algum tipo de deficiência ou com um parente que poderia usufruir das regras. Entre os respondentes, 21% já afirmaram terem comprado um veículo para PcD: 14% para eles mesmos e 7% para um amigo ou parente.
Pouca variedade de carros PcD é uma das queixas entre os entrevistados
Quando questionados sobre as dificuldades na hora da compra, cerca de 59% dos respondentes já sentiram algum tipo de complicação no momento da busca. O baixo número de ofertas de carros especiais foi apontado por 40% dos entrevistados e 31% relataram a falta de variedade de modelos.
Além disso, 27% reclamaram da falta de atenção dos vendedores nas lojas físicas e 20% disseram sentir falta de mais filtros de busca específicos para carros para as PcDs nos classificados dos ambientes digitais.
Descontos podem chegar a 30% do valor total do carro
Atualmente, a soma dos encargos com IPI, ICMS, IPVA e IOF pode chegar a até 30% do valor do veículo escolhido e o valor máximo do carro para obtenção do benefício é de R$ 140 mil até 31 de dezembro deste ano.
No entanto, conforme já reportado pelo Garagem360, a partir de 1 de janeiro de 2022, o novo teto para aquisição de veículos PcD com isenção do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados será de R$ 200 mil.
O novo teto poderá ser a porta de entrada para novos veículos disponíveis para a categoria, já que agora, abrangerá um maior número de veículos disponíveis. Além disso, é importante destacar que, com o aumento nos preços no mercado automotivo como um todo, é importante que haja o reajuste para que a categoria não fique defasada.
Com as alterações, portadores de doenças auditivas também passam a ser beneficiários das isenções de taxas.
Para o relator, “este é um grande dia para as pessoas com deficiência e para os taxistas deste País, possibilitando essa prorrogação da isenção e incluindo também os assessórios, a grande maioria importados”.
Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado
Jeep Renegade e Hyundai Creta estão no topo das buscas de carros PcD
Atualmente, a plataforma conta com aproximadamente 1775 veículos para PcDs (aumento de 8,27% em relação a 2020) e taxas exclusivas pelo Santander Financiamentos. Entre os modelos que receberam mais leads (propostas) em 2021 estão: Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen Polo e Renault Captur.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.