Estudo indica as regiões mais propensas para roubo e furto de veículos em São Paulo
Saiba quais são as regiões de São Paulo com maior incidência de roubo e furto de veículos e veja como evitar esse tipo de situação; confira!
O roubo e furto de veículos está cada vez mais recorrente no Brasil, principalmente em grandes cidades e regiões, como é o caso de São Paulo.
Com as festas de fim de ano chegando, assim como as demais datas comemorativas e a propensão às viagens, urge um alerta: os cuidados que os motoristas devem ter.
Neste sentido, o Garagem360 trouxe um guia informativo baseado nos dados da Carbigdata para alertar os condutores sobre as regiões mais suscetíveis de roubo e furto de veículos em São Paulo. Veja os detalhes!
Startup divulga regiões de São Paulo mais propensas a roubo e furto de veículos
É claro que os condutores devem estar em alerta durante o ano inteiro quanto à possibilidade de roubo e furto de veículos, mas no fim de ano, a situação é ainda mais alarmante.
Nessa data, é comum que as vias fiquem mais cheias, o congestionamento aumente, e, em decorrência disso, o número desses casos siga a mesma lógica.
Pensando em uma forma de alertar os condutores locais, a Carbigdata, uma plataforma especializada nas soluções avançadas de big data analytics voltadas ao segmento automotivo, realizou um levantamento sobre as regiões mais afetadas por roubos e furtos de veículos em São Paulo.
Antecipadamente, a previsão é que mais de 700 veículos sejam atacados até o próximo fim de semana, então, é preciso ter cuidado!
Veja quais são as regiões
A startup pontuou que, somente neste ano de 2023, já ocorreram mais de 111 mil registros de ocorrências somente no Estado de São Paulo, entre os meses de janeiro e outubro.
De todo esse total, mais de 47 mil ocorreram somente na capital do Estado. Ainda quanto esses dados, a avenida considerada a mais perigosa é a Avenida Sapopemba, localizada no bairro Jardim Adutora, na Zona Leste.
O período descrito registrou mais de 240 ocorrências de roubo e furto de veículos, o que cai como uma situação extremamente alarmante.
Em segundo lugar, tem-se a Avenida das Nações Unidas, com 173 ocorrências no mesmo período. Em seguida, tem-se a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, com 158.
Outras regiões pontuadas no levantamento
Quem acha que somente as regiões pontuadas representam o maior risco para a grande São Paulo está muito enganado. Ainda existem algumas outras que não firam de fora do levantamento, como:
- Avenida Ragueb Chohfi – com 158;
- Estrada de Itapecerica – com 121.
Agora, em relação à Região Metropolitana, dois locais em Guarulhos representam grande risco aos condutores, sendo o primeiro deles a Rodovia Presidente Dutra, a BR 116, localizada no bairro Cumbica.
No ABC paulista, a região mais afetada é Santo André, localizada na Avenida dos Estados, e na Rua Porto Alegre, localizada na Vila Assunção.
Nesses locais, os últimos registros somaram mais de 341 situações de roubo e furto de veículos. Ainda é preciso dizer que a estimativa é de que esses números aumente significativamente até o fim do ano, conforme o os registros atuais.
Alguns carros são mais visados
Um outro dado bastante interessante apontado pela startup diz respeito ao tipo de veículo que mais atrai a atenção dos criminosos de São Paulo.
Considerando todo o Estado, o Onix, HB20 e o Gol são os mais visados. Além disso, tem-se o Ka e o Uno integrando a mesma lista.
Uma dica essencial para os condutores é não deixar o seguro de lado, afinal, caso a situação não possa ser evitada, é preciso ter uma “válvula de escape”.
Aliás, a própria startup oferece soluções como o monitoramento para a prevenção de fraudes, assim como o reconhecimento de placas e a recuperação dos veículos.
Veja como se prevenir da situação de roubo e furto de veículos
Querendo ou não, esses dados são extremamente importantes para manter os condutores em alerta e evitar situações mais graves.
Pensando nisso, o Garagem360 publicou recentemente uma lista de dicas e orientações que podem ser extremamente úteis para evitar ser surpreendido no trânsito.
De modo geral, como dito, o seguro dos automóveis é uma ótima solução para o pós, mas ainda é preciso se atentar ao que pode ser feito antes para manter-se seguro e garantir que a passagem por essas regiões seja mais tranquila e segura.
Veja tambpem: Como evitar roubo nas estradas?
Aproveite para conferir também: Toyota se prepara para lançar novo SUV elétrico na Europa