Estudo do Cesvi revela os carros campeões em visibilidade

Audi S7 Quattro foi considerado o veículo mais seguro neste quesito; Fiat Strada obteve a menor nota

Ter uma boa visão da via, dos pedestres e do trânsito auxilia na prevenção de acidentes, tornando a condução mais segura não só para os motoristas, mas para quem transita em volta deles. Por conta disso, os automóveis devem ser projetados para proporcionar visibilidade frontal, lateral e traseira.

Porém, há particularidades na elaboração de cada modelo, e elas têm influência direta sobre este quesito, já que podem propiciar uma área de maior visão, diminuindo os pontos cegos (locais que bloqueiam a visibilidade do condutor).

Levando em conta este assunto, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) criou o Índice de Visibilidade, que avalia quais automóveis contem menos pontos cegos e proporcionam melhor obervação. Os veículos são analisados com base em um checklist dividido em três categorias: visão lateral, traseira e dianteira, e para cada um é emitida uma nota que vai de 0 a 5 estrelas.

Para elaborar o estudo, os carros são colocados em uma área demarcada no chão, onde são posicionados objetos-padrão para cada tipo de área. As medições das áreas frontais são realizadas com um obstáculo de aproximadamente 110 centímetros de altura, que simula postes e tem altura aproximada de uma motocicleta.

Ter uma boa visão de dentro do carro é fundamental para evitar acidentes e garantir uma condução mais segura| Foto: Divulgação

Já para analisar a visibilidade traseira, é utilizado um obstáculo de 60 centímetros de altura – correspondente à altura dos ombros de uma criança de três anos. Isso é fundamental, já que os casos de atropelamento envolvendo os pequenos acontece, principalmente, pela falta de visão.

Esses obstáculos são utilizados para varrer a diagonal dianteira, lateral e traseira do veículo, identificando os pontos cegos do modelo. Essas áreas são calculadas e inseridas em fórmulas matemáticas para compor o índice. Quanto maior a área na qual é possível visualizar todos os obstáculos, melhor é a classificação do veículo no Índice de Visibilidade do Cesvi.

“O Índice de Visibilidade tem como principal objetivo subsidiar os consumidores com embasamento técnico, sendo mais um parâmetro para auxiliá-lo na escolha de veículos mais seguros”, diz Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi Brasil.

Confira abaixo os veículos que obtiveram as melhores notas no estudo realizado pelo Cesvi Brasil:

Audi S7 Quattro (5 estrelas)
Land Rover Range Rover (5 estrelas)
Citroën C4 Lounge (4,5 estrelas)
Jaguar XKR-S (4,5 estrelas)
Volkswagen Golf (4,5 estrelas)
Audi A3 (4 estrelas)
Citroën C4 Hatch (4 estrelas)
Citroën C4 Picasso (4 estrelas)
Ford Focus (4 estrelas)
Honda Civic (4 estrelas)
Honda Fit (4 estrelas)
Peugeot 208 (4 estrelas)

E agora os que tiveram as piores notas:

Fiat Strada (1,5 estrela)
Renault Logan (2 estrelas)
Renault Fluence (2 estrelas)
Nissan Novo Sentra (2 estrelas)
Volkswagen Novo Fox (2,5 estrelas)
Volkswagen Voyage (2,5 estrelas)
Nissan Versa (2,5 estrelas)
Honda City (2,5 estrelas)
Ford Fiesta Rocam (2,5 estrelas)
Fiat Linea (2,5 estrelas)
Fiat Grand Siena (2,5 estrelas)
Chevrolet Cruze Sport6 (2,5 estrelas)

VEJA O ÁLBUM DE FOTOS DOS CARROS

Escrito por

Talita Morais

wpDiscuz
Sair da versão mobile