Estudo diz que apps automotivos decepcionam motoristas; saiba motivos

Nos últimos anos, os smartphones viraram amigos dos motoristas. Isso porque os condutores podem emparelhar seus aparelhos com a central multimídia do veículo e usar seus aplicativos favoritos. Recentemente, as marcas inovaram e começaram a apostar na conectividade, lançando apps automotivos que permite que o dono controlar algumas funções do veículos. Entretanto, de acordo com uma pesquisa, muitos motoristas norte-americanos não estão satisfeitos com estas tecnologias.

O U.S. OEM ICE Benchmark Study foi realizado pela renomada J.D. Power. Ele justamente fazer a avaliação da satisfação dos usuários com os aplicativos oferecidos pelas marcas. E o resultado pode surpreender. De acordo com o estudo, apesar de ter um aumento no número de pessoas que usam os aplicativos, a satisfação caiu.

Foto: DIvulgação/Genesis

Estudo diz que apps automotivos decepcionam motoristas; saiba motivos

Um ponto em que os motoristas não se mostraram satisfeitos foi a velocidade. Comparando com outros indicadores, como os recursos, o conteúdo e a facilidade de uso, foi ela que teve o menor índice de satisfação. O estudo também mostrou que os motoristas ainda sentem falta de algumas funções nestes apps automotivos.  Dentre os mais desejados, estão o controle remoto, assistência à navegação, monitoramento de serviço e informações de status/diagnóstico.

Só que nenhum dos 32 aplicativos oferece uma boa execução para os recursos. Um outro tópico citado pela J.D. Power foi com relação a ajuda dos concessionários. Os usuários entrevistados pensam que o processo de configuração dos apps é difícil isso faz com que a ajuda da concessionária seja necessária. E segundo a empresa, aqueles que consultam as lojas são os mais satisfeitos.

Foto: Divulgação/Volvo

Além de serem aqueles que estão mais propensos a fazer o uso do serviço. Esta empresa também divulgou algumas estatísticas sobre o pagamento dos aplicativos. Ao todo, 90% pagam pelo app. Enquanto isso, 28% poderiam pagar por ele. Por fim, 58% respondeu que não estão dispostos a pagar por eles. Vale lembrar que foram entre entrevistadas 1 mil pessoas durante o mês de 2021. 

“Os proprietários estão procurando informações precisas em tempo real sobre seus veículos, o que muitos aplicativos não estão fornecendo atualmente”, afirma Frank Hanley, diretor sênior de consultoria automotiva global da J.D. Power. “Embora as velocidades dos aplicativos estejam melhorando, a precisão e a estabilidade não estão em muitos casos. Os aplicativos também carecem de muitos dos recursos que os proprietários desejam, fazendo com que muitos proprietários digam que o aplicativo não oferece valor real. ”

Empresas mais bem avaliadas

Foto: Divulgação/Tesla

Ao todo, a J.D. Power avaliou os apps automotivos de 32 marcas diferentes. Todas elas vendem nos Estados Unidos. E as aplicações que tiveram as melhores avaliação foram o Tesla (incluída por ser uma referência), o Volvo Cars, o My Hyundai, o Genesis Intelligent Assistant e o My Subaru.

“É fundamental que os fabricantes dediquem recursos adequados ao desenvolvimento de aplicativos que realmente atendam às necessidades dos novos proprietários”, Hanley. “Novas ofertas de aplicativos da Jeep e BMW, por exemplo, mostram melhorias notáveis ​​ao adicionar conteúdo adicional e aumentar a velocidade. Alguns outros, no entanto, têm problemas com velocidade, emparelhamento e conectividade.”

Apps automotivos no Brasil

Foto: Divulgação/Hyundai

Boa parte das montadoras oferecem serviços bastante interessantes. A Ford, por exemplo, possui o FordPass. Nele, o dono do veículo pode fazer o agendamento de revisões, localizar o veículo e entre outras funções. Outro serviço bastante famoso por aqui é o Hyundai Bluelink. Com o celular, você pode, por exemplo, controlar diversos equipamentos mesmo estando fora do carro. Dentre eles, você pode controlar o ar-condicionado digital, acionar o pisca-alerta, a buzina e entre outros.

Já a função “Find my Car” pode ser útil para ver onde você estacionou o seu carro. Lembrando que os donos do novo Creta possuem algumas opções exclusivas. Lembrando que este serviço é pago. A Volkswagen (We Connect Go) e a Fiat (My Ucconect) são outros dois exemplos de marcas que fazem o uso de apps automotivos.

Com informações J.D. Power

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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