Estudo diz que apps automotivos decepcionam motoristas; saiba motivos

De acordo com uma pesquisa realixzada pela J.D. Power, muitos motoristas não estão satisfeitos com estas tecnologias nos EUA. Veja mais!

Nos últimos anos, os smartphones viraram amigos dos motoristas. Isso porque os condutores podem emparelhar seus aparelhos com a central multimídia do veículo e usar seus aplicativos favoritos. Recentemente, as marcas inovaram e começaram a apostar na conectividade, lançando apps automotivos que permite que o dono controlar algumas funções do veículos. Entretanto, de acordo com uma pesquisa, muitos motoristas norte-americanos não estão satisfeitos com estas tecnologias.

O U.S. OEM ICE Benchmark Study foi realizado pela renomada J.D. Power. Ele justamente fazer a avaliação da satisfação dos usuários com os aplicativos oferecidos pelas marcas. E o resultado pode surpreender. De acordo com o estudo, apesar de ter um aumento no número de pessoas que usam os aplicativos, a satisfação caiu.

Foto: DIvulgação/Genesis

Estudo diz que apps automotivos decepcionam motoristas; saiba motivos

Um ponto em que os motoristas não se mostraram satisfeitos foi a velocidade. Comparando com outros indicadores, como os recursos, o conteúdo e a facilidade de uso, foi ela que teve o menor índice de satisfação. O estudo também mostrou que os motoristas ainda sentem falta de algumas funções nestes apps automotivos.  Dentre os mais desejados, estão o controle remoto, assistência à navegação, monitoramento de serviço e informações de status/diagnóstico.

Só que nenhum dos 32 aplicativos oferece uma boa execução para os recursos. Um outro tópico citado pela J.D. Power foi com relação a ajuda dos concessionários. Os usuários entrevistados pensam que o processo de configuração dos apps é difícil isso faz com que a ajuda da concessionária seja necessária. E segundo a empresa, aqueles que consultam as lojas são os mais satisfeitos.

Foto: Divulgação/Volvo

Além de serem aqueles que estão mais propensos a fazer o uso do serviço. Esta empresa também divulgou algumas estatísticas sobre o pagamento dos aplicativos. Ao todo, 90% pagam pelo app. Enquanto isso, 28% poderiam pagar por ele. Por fim, 58% respondeu que não estão dispostos a pagar por eles. Vale lembrar que foram entre entrevistadas 1 mil pessoas durante o mês de 2021. 

“Os proprietários estão procurando informações precisas em tempo real sobre seus veículos, o que muitos aplicativos não estão fornecendo atualmente”, afirma Frank Hanley, diretor sênior de consultoria automotiva global da J.D. Power. “Embora as velocidades dos aplicativos estejam melhorando, a precisão e a estabilidade não estão em muitos casos. Os aplicativos também carecem de muitos dos recursos que os proprietários desejam, fazendo com que muitos proprietários digam que o aplicativo não oferece valor real. ”

Empresas mais bem avaliadas

Foto: Divulgação/Tesla

Ao todo, a J.D. Power avaliou os apps automotivos de 32 marcas diferentes. Todas elas vendem nos Estados Unidos. E as aplicações que tiveram as melhores avaliação foram o Tesla (incluída por ser uma referência), o Volvo Cars, o My Hyundai, o Genesis Intelligent Assistant e o My Subaru.

“É fundamental que os fabricantes dediquem recursos adequados ao desenvolvimento de aplicativos que realmente atendam às necessidades dos novos proprietários”, Hanley. “Novas ofertas de aplicativos da Jeep e BMW, por exemplo, mostram melhorias notáveis ​​ao adicionar conteúdo adicional e aumentar a velocidade. Alguns outros, no entanto, têm problemas com velocidade, emparelhamento e conectividade.”

Apps automotivos no Brasil

Foto: Divulgação/Hyundai

Boa parte das montadoras oferecem serviços bastante interessantes. A Ford, por exemplo, possui o FordPass. Nele, o dono do veículo pode fazer o agendamento de revisões, localizar o veículo e entre outras funções. Outro serviço bastante famoso por aqui é o Hyundai Bluelink. Com o celular, você pode, por exemplo, controlar diversos equipamentos mesmo estando fora do carro. Dentre eles, você pode controlar o ar-condicionado digital, acionar o pisca-alerta, a buzina e entre outros.

Já a função “Find my Car” pode ser útil para ver onde você estacionou o seu carro. Lembrando que os donos do novo Creta possuem algumas opções exclusivas. Lembrando que este serviço é pago. A Volkswagen (We Connect Go) e a Fiat (My Ucconect) são outros dois exemplos de marcas que fazem o uso de apps automotivos.

Com informações J.D. Power

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile