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Estúdio de Design da Ford faz 80 anos

Créditos: Foto: Divulgação
24 julho, 2015
Da Redação, com assessoria

Departamento foi responsável pela criação de clássicos da marca como o Thunderbird e o Mustang

A Ford está comemorando 80 anos do seu Estúdio de Design, departamento criado em 1935 por Edsel Ford para desenvolver o estilo e a funcionalidade dos veículos da marca. A criação da área é um dos marcos da história de mais de 100 anos da Ford.

Além de desenvolver novos recursos e tecnologias, o local foi responsável pela criação de verdadeiros ícones da montadora norte-americana como o Ford 49, o Thunderbird, o Mustang e o Ford GT (foto acima).

Segundo a empresa, vários exemplos de inovações criadas nos Estúdios de Design da Ford continuam presentes nos carros de hoje. Entre eles estão cintos de segurança, materiais alternativos e pintura perolizada. Há também curiosidades, como o sistema de navegação, que pode ser considerado o avô do atual GPS, e o teto retrátil elétrico. Confira algumas dessas inovações:

Foto: Divulgação
| Foto: Divulgação
Henry Ford desenvolveu um carro feito de soja, linhaça e outros materiais naturais

Carro de Soja (1941)

Henry Ford uniu sua experiência em agricultura com o seu amor ao negócio automotivo quando criou o Soybean Car. Em resposta à escassez de metal na época, ele desenvolveu um novo carro de plástico feito de soja, linhaça e outros materiais naturais. Para provar a resistência do produto, ele próprio fez uma demonstração batendo na carroceria com uma marreta. Além disso, o carro era quase 500 kg mais leve que os modelos tradicionais de aço.

Pintura perolizada (1955)

Os veículos Ford ganharam um brilho novo em 1955, quando a empresa revestiu o carro-conceito Futura com tinta perolizada. A montadora foi uma das primeiras a apresentar a nova técnica, que consistia em adicionar pérolas trituradas à tinta.

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Cinto de segurança surgiu em 1956

Cintos de segurança (1956)

Os primeiros cintos de segurança foram lançados junto com o Sistema Lifeguard, desenvolvido pela Ford para proteção dos ocupantes dos veículos. Composto de cinco itens, o sistema incluía ainda trincos de segurança nas portas, painel de instrumentos acolchoado, quebra-sóis e volante com sistema de absorção de energia em impactos.

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| Foto: Divulgalão
Em 1957, a Ford começou a produzir teto rígido retrátil

Teto rígido retrátil (1957)

Tetos rígidos conversíveis não eram novidades na época, mas precisavam ser removidos e guardados fora do veículo. A Ford projetou um teto rígido que era rebatido automaticamente em apenas 40 segundos e guardado no porta-malas.

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Precursor do GPS equipou primeiramente o veículo Aurora

O precursor do GPS (1964)

A Ford deu o pontapé inicial para o desenvolvimento de sistemas de navegação, quase 30 anos antes da produção dos primeiros GPS para automóveis. A novidade foi apresentada com o carro-conceito Aurora, na forma um mapa que se ajustava automaticamente à localização do veículo.

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Ford lançou o teto solar elétrico em 1971

Teto solar elétrico (1971)

A Ford modernizou o seu teto solar, transformando o recurso manual em elétrico. O teto solar elétrico significou luz solar e ventilação extra ao toque de um botão.

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Acesso sem chave ainda hoje é utilizado pela marca

Entrada de sem chave (1980)

A Ford introduziu o sistema de acesso sem chave, que consistia em um teclado de cinco botões na porta do motorista para abertura por senha. Mais uma tecnologia que foi aprimorada e pode ser vista no atual Fusion, embutida na coluna.

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Suporte para copos é um item de conforto

Suportes para copos (1984)

A necessidade de um suporte para copos teve origem na década de 1950, com a popularização dos restaurantes e cinemas drive-in nos Estados Unidos. Quase 30 anos depois, a Ford incorporou elemento no Bronco 1984.

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Sistema SYNC estreou em 2007, nos EUA

Sistema SYNC (2007)

O sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC estreou em 2007 no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Ele permite ao motorista fazer e receber chamadas do celular, selecionar músicas e outras funções por comandos de voz. Hoje na terceira geração, já equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo.

Tecnologia Easy Fuel (2007)

Com a sua tecnologia de enchimento de combustível sem tampa, o Easy Fuel, a Ford simplificou o processo de abastecimento do veículo. A ausência da tampa de gasolina permite recargas rápidas, e a mola de enchimento de combustível fecha em cima do bico que está sendo removido, evitando que os vapores de combustível escapem para a atmosfera.

 

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