Estudantes de engenharia participarão de competição off-road
O 21º Baja SAE Brasil-Petrobras começará amanhã e reunirá 1,2 mil alunos do Brasil e dos Estados Unidos
Começa amanhã, em Piracicaba, no interior de São Paulo, o 21º Baja SAE Brasil-Petrobras, desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Este ano, mais de 1,2 mil alunos, de 70 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e dos Estados Unidos, participarão do evento.
Ao todo serão 76 equipes competidoras. Cada uma desenvolve um protótipo de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 cavalos de potência. Os veículo devem ser capazes de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
Alguns grupos ainda prometem apresentar inovações, como um gerador termoelétrico, preso ao escapamento, para alimentar a bateria do carro (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), um sistema de comunicação com acesso à internet que permite ao piloto receber vídeos, fotos e dicas sobre os obstáculos e o desempenho dos outros carros e um sistema de sensoriamento do nível de combustível, capaz de atualizar em tempo real o nível do tanque ao piloto e, assim, otimizar as paradas para abastecimento – estas duas últimas foram elaboradas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
Programação
Amanhã, no primeiro de competição, serão realizadas provas de inspeções técnicas, verificações de motor, conforto e freios. No dia 6, haverá apresentações de projetos, e continuação das inspeções técnicas. Para o sábado (dia 7) estão previstas as provas dinâmicas, que avaliam aspectos como dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade, robustez da suspensão e capacidade de tração. Também haverá apresentação de projetos e repescagens de segurança, conforto e freios. No dia 8, os carros enfrentam o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno bastante acidentado. Esta é a única prova aberta ao público.
As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.