Estradas inteligentes prometem melhorar experiência dos motoristas no trânsito

Estradas inteligentes prometem melhorar experiência dos motoristas no trânsito. Veja quais iniciativas já são usadas no país.

O Brasil já possui estradas inteligentes. De acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Transportes Terrestres), algumas tecnologias já estão sendo adotadas nas rodovias do país. Ao todo, 1,7 milhões de quilômetros já possuem algum tipo de otimização.

Régis Bittencourt é pioneira das estradas inteligentes a usar câmeras com I.A - Foto: Divulgação
Régis Bittencourt é pioneira das estradas inteligentes a usar câmeras com I.A – Foto: Divulgação

O que são estradas inteligentes?

As estradas inteligentes contam com sistemas de infraestrutura que utilizam tecnologias avançadas para melhorar a segurança, eficiência e experiência dos motoristas e demais usuários. 

Entre as tecnologias empregadas estão sensores, câmeras, sistemas de comunicação, processamento de dados em tempo real e até mesmo inteligência artificial.

O intuito é aumentar a eficácia em meio a constante evolução dos processos tecnológicos evidenciados no setor rodoviário.

André Pimenta, CEO da Motz, esclarece que o uso de tecnologia é essencial para o desenvolvimento do setor logístico.

“Com as estradas inteligentes, os benefícios são diversos. Conseguimos analisar métricas para reduzir trânsito, controlar semáforos a longa distância, garantir mais segurança e melhorar o processo de pedágio e estacionamento. Entender que as tecnologias vieram para ajudar e não atrapalhar é um ponto chave para o sucesso das operações nos dias de hoje”, afirma o profissional.

Leia também:

Montadora investe em inteligencia artifical que decifra comportamento do motorista.

Quais recursos já estão sendo usados nas rododvias do país?

Rodovia Régis Bittencourt – Com mais de 1.500 câmeras em 3.600 km de rodovias no Brasil, a companhia de gestão de rodovias Arteris utiliza a inteligência artificial para processar os dados em tempo real.

O projeto piloto teve início na via Régis Bittencourt e a companhia pretende expandir para outras seis rodovias: Fernão Dias, Litoral Sul, Planalto Sul, Fluminense, Intervias e Via Paulista, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.

BR-324 e BR-116/BA – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Via Bahia também utilizam câmeras com inteligência artificial para identificar de forma automatizada comportamentos imprudentes dos motoristas.

BR- 163/RS – incorporou recursos inteligentes, como painéis informativos PMVs Imply® que indicam condições do tráfego, acidentes, obras em manutenção, rotas alternativas, condições climáticas, entre outras informações para auxiliar os condutores.

Corredores inteligentes em São Paulo – a SPTrans instalou corredores de ônibus inteligentes nos corredores mais movimentados da cidade, começando pelos pontos de ônibus com informações sobre o itinerário e horário das linhas.

São mais de 130 paradas interconectadas por meio de fibra óptica. Além disso, há uma série de recursos de gestão de tráfego com câmeras e sensores para manter a estatal informada sobre o trânsito nos corredores.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA